Carlos Viana é relator da CPI de Brumadinho, no Senado

Foto: Jornal Hoje em Dia
Foto: Jornal Hoje em Dia

O senador Carlos Viana será o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal, que vai apurar as causas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, ocorrido no dia 25 de janeiro, e que deixou 201 mortos e 107 desaparecidos até o momento.


“Foi com muita responsabilidade com o Brasil e com Minas Gerais que assumi a relatoria da Comissão. A presidente será a senadora Rose de Freitas (Pode-ES). No que depender da CPI, os culpados serão identificados e uma nova legislação será apresentada. Precisamos retomar o espaço do governo de regular o setor de Mineração. Não podemos deixar que o setor se autorregule e que, depois de uma tragédia, venha pedir desculpas. A nossa principal missão é entender o que aconteceu em Brumadinho (MG) e não deixar que isso aconteça de novo. Na próxima reunião, vamos apresentar um plano de trabalho já dentro daquilo tudo que esperamos para as fases de investigação e iremos votar alguns requerimentos. A reunião será na próxima terça-feira (19), às 9h. Vamos em frente!”, afirmou Viana.

A CPI é formada pela presidente, senadora Rose de Freitas (Pode-ES), o vice-presidente Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e os membros titulares da comissão são: Antonio Anastasia (PSDB-MG), Selma Arruda (PSL-MT), Dário Berger (MDB-SC), Márcio Bittar (MDB-AC), Jorge Kajuru (PSB-GO), Telmário Mota (PROS-RR) e Wellington Fagundes (PR-MT) . Já os suplentes da CPI são Roberto Rocha (PSDB-MA), Leila Barros (PSB-DF), Jean Paul Prates (PT-RN) e Otto Alencar (PSD-BA).

Assista aqui.