- Nº eleitoral – 55
- Presidente Nacional – Gilberto Kassab
- Fundação – 21 de março de 2011
- Registro – 27 de setembro de 2011
- Ideologia – Social-Democracia
- Espectro político – Centro
O Partido Social Democrático nasceu em 27 de setembro de 2011 em histórica sessão no Tribunal Superior Eleitoral, quando foi deferido o registro definitivo do Partido Social Democrático, sob a sigla PSD e com o número 55. Uma vez registrado, o PSD transformou-se em uma das grandes forças políticas do País também por reunir, já no seu primeiro momento, uma bancada de deputados federais de inegável densidade, centenas de deputados estaduais, por ter como representantes no Senado da República, em Governos de Estado, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de 20 Estados.
Além do registro nacional concedido pelo TSE, o partido também foi formalmente constituído em 18 Estados, com registros concedidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s). Atualmente, todos os 26 Estados Brasileiros, além do Distrito Federal, contam com representação do PSD.
Em todo Brasil o PSD possui: 655 prefeitos, 508 vice-prefeitos, 5.624 vereadores, 63 deputados estaduais, 42 deputados federais, 16 senadores, 2 governadores e 1 vice-governador.