Desde o último dia 15 de janeiro de 2019 estão instalados, no Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip), no Centro de Belo Horizonte, quatro mapas táteis arquitetônicos, cuja principal função é orientar os usuários, em particular aqueles com deficiência visual.
A novidade faz parte de uma série de melhorias introduzidas na principal rodoviária da Capital mineira e atende a demanda da comunidade de pessoas com deficiência visual, intermediada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Em abril do ano passado, na companhia do professor Ananias Moreira, do Instituto São Rafael, escola estadual voltada para o atendimento de pessoas com deficiência visual, a comissão visitou a rodoviária para verificar as condições de mobilidade e acessibilidade.
A visita foi motivada pela ocorrência de acidentes nas dependências do terminal. O caso mais grave resultou na morte de um homem com deficiência visual. Ele caiu da beirada do estacionamento, na parte mais alta, onde não havia grades ou qualquer outro tipo de proteção, e faleceu em decorrência dos ferimentos.
Na ocasião, a comissão constatou a necessidade imediata de intervenções emergenciais para garantir a segurança dos usuários. Inaugurado em 1971, o terminal carecia de reforma para melhor atender o público, em particular as pessoas com deficiência visual.
Em julho do ano passado, a comissão voltou ao local para verificar as providências tomadas após a primeira visita e constatou que tinham sido instaladas grades ao redor do estacionamento, novos corrimões e também novos trechos de pisos táteis.
Ainda em setembro de 2018, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), responsável pelo espaço, deu início às obras de acessibilidade do terminal agora inauguradas.
Presidente da comissão comemora conquista
Para o presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSD), as melhorias na rodoviária da Capital representam uma importante conquista.
“A nova configuração assegura acessibilidade às pessoas com deficiência e eu me sinto muito feliz com o resultado. Valeu muito a pena o trabalho desenvolvido pela comissão”, afirma.
O deputado disse que tão logo tenha início a próxima legislatura vai apresentar requerimento na comissão para uma nova visita à rodoviária, a fim de conferir as melhorias e agradecer o empenho da direção no atendimento da demanda.
Em braille, mapa tátil urbano orienta usuários sobre o entorno
Quatro peças foram instaladas no hall principal da rodoviária, em forma de maquetes: um mapa tátil urbano, com tamanho aproximado de 1mx1m, abrangendo a edificação do terminal e o entorno; e três mapas táteis arquitetônicos, nas dimensões 0,6mx1m cada, correspondentes aos três pavimentos da rodoviária.
As maquetes são representações bidimensionais que servem para informar sobre a planta de localização dos ambientes, o sistema de acesso aos elevadores e escadas e os locais de atendimento, além de sanitários, bilheterias e plataformas de embarque, por exemplo.
É a primeira vez que o terminal oferece esse serviço, que facilita a orientação e a mobilidade de deficientes visuais no local. O investimento da Codemge foi de R$ 24,8 mil, informa o site da companhia.
O mapa tátil urbano fornece informações ao usuário sobre as ruas e avenidas próximas ao edifício, indica paradas de ônibus, pontos de táxi e serviços, além de demonstrar a distância entre os lugares escolhidos pelo público. Conta, para isso, com textos na linguagem braille (contendo pontos em alto relevo) e fontes (tipo e formato de letra) adequadas para usuários com baixa visão.
Segundo a Codemge, os mapas táteis disponíveis no terminal atendem às normas de acessibilidade da ABNT, considerando itens importantes como diagramação, contraste visual e tátil, legibilidade e disposição dos pontos em braille.
Os mapas compõem um conjunto de medidas sistemáticas que vêm sendo adotadas pela administração do terminal, incluindo reformas e adaptações nas dependências físicas, com vistas a melhorias na acessibilidade do espaço como um todo. Entre as ações já efetivadas, estão:
- reforma dos banheiros;
- colocação de pisos táteis, bebedouros acessíveis, cadeiras especiais, guarda-corpo no estacionamento e no mezanino (3º piso), corrimão nas escadas que dão acesso às plataformas de embarque e desembarque e na entrada principal;
- e reativação das esteiras rolantes, que estavam há mais de 40 anos sem funcionar.
Capacitação – Além disso, em parceira com o Instituto São Rafael, o terminal realizou capacitação da equipe que atua na rodoviária para aperfeiçoar o atendimento às pessoas com deficiência, oferecendo acompanhamento durante seu trajeto no local. O Tergip conta também com quatro elevadores em funcionamento.
A Codemge está providenciando ainda a execução de novas obras no terminal, incluindo a instalação de dois novos elevadores na área de desembarque e a substituição de um elevador antigo por outro novo, com investimento total de R$ 1,5 milhão e prazo de execução de nove meses.
O Tergip é responsável pelo transporte de aproximadamente 10 milhões de passageiros por ano. Por seus 45 mil m² circulam, diariamente, uma média de 40 mil pessoas. No total, 230 linhas de ônibus estão em funcionamento no local.