Em reunião com o Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, em Brasília, o Deputado Zé Reis apresentou relatório detalhando a situação da saúde de Januária e buscou recursos para investimentos na saúde da região. Levando em consideração que o Hospital Municipal de Januária atende duas microrregiões de saúde, Manga e Januária, atendendo em nível secundário de atenção à Saúde uma população de aproximadamente 250 mil habitantes em uma região conhecida pelos seus baixos indicadores sociais.
O Deputado Zé Reis buscou demonstrar a urgência por auxílio do Estado na área da saúde na região e destacou que o Hospital de Januária vive uma situação crescente de pessoas que lá chegam e não conseguem atendimento por falta leitos e médicos. Algo precisa ser feito urgentemente, o que requer uma atenção muito especial de todos os envolvidos, tanto por parte Ministério da Saúde, quanto do Estado de Minas Gerais, que reteve recursos essenciais ao funcionamento do Hospital”, completou Zé Reis.
Atualmente, o Hospital de Januária está inserido na rede de Urgência e Emergência, prestando serviços ambulatoriais, de apoio diagnóstico e de internação nas especialidades médica, pediátrica, obstétrica/ginecológica, ortopédica e cirúrgica, com um total de 66 leitos cadastrados e ativos no CNES, realizando em torno de 3.800 atendimentos mensais no pronto atendimento.
Zé Reis solicitou ainda que, dentro dos programas e disponibilidades da Secretaria, fosse destinado ao município de Januária, recursos para custeio das atividades do Hospital Municipal de Januária, pelo período mínimo de 3 meses ou até que o Estado de Minas Gerais regularize os repasses com o sistema de saúde municipal, de forma que a situação em Januária seja amenizada. “Esse auxílio é de extrema importância para a população do município, que não tem recebido assistência básica em seu direito à saúde”, acrescentou o Deputado.