Idealizado pelo deputado estadual Osvaldo Lopes (PSD) e implantado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), o primeiro hospital veterinário de Belo Horizonte começa a funcionar neste mês de outubro. De acordo com Lopes, o local vai oferecer “consultas, cirurgias de pequeno porte, castrações e exames laboratoriais a animais de cidadãos que não tenham condições de arcar financeiramente com os procedimentos”.
O novo hospital fica no bairro Madre Gertrudes, em um prédio cedido pela própria prefeitura. De acordo com o prefeito Alexandre Kalil, o imóvel estava abandonado desde 2009, mas passou por uma reforma para atender os animais. “O imóvel estava abandonado desde 2009 e nós vamos entregar o prédio reformado. São coisas simples, em que se gasta pouco, e que a cidade tem um custo-benefício muito bom”, afirmou o prefeito Alexandre Kalil (PSD).
Uma emenda parlamentar possibilitou a compra de equipamentos e insumos necessários ao hospital, que terá médicos e funcionários vinculados à parceria entre a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), o Conselho Regional de Medicina Veterinária e a Universidade Newton Paiva.
Gestão Kassab
Em São Paulo, o primeiro hospital veterinário para atendimento gratuito foi lançado pelo então prefeito Gilberto Kassab em julho de 2012. Criado em parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa- SP), o hospital mostrou-se um sucesso: em quatro meses realizou 1.335 cirurgias e 4.555 consultas.
Localizado no bairro do Tatuapé (zona leste da capital), a unidade de atendimento para animais funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, e realiza consultas gerais e de especialidades, como ortopedia, oncologia, dermatologia, endocrinologia, clínica veterinária e cirurgia de tecidos moles. O serviço é destinado à população de baixa renda ou inscrita em programas sociais do Município