O jornal O Tempo, deste domingo, trouxe em suas páginas uma matéria sobre a realização das convenções partidárias que antecedem as eleições para escolha dos candidatos. Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o período para realização das convenções é de 20 de julho a 5 de agosto. É importante ressaltar que, mesmo nos casos onde só há um nome disputando a indicação do partido para o cargo de prefeito, por exemplo, elas são necessárias para tornar a escolha oficial.
Diante do momento que estamos vivendo com a pandemia, a realização dos encontros políticos não estão ocorrendo para não causar aglomeração. De tal forma, os partidos políticos terão que encontrar alternativas para realizar as convenções partidárias, uma vez que mantida a data das eleições.
O presidente do PSD em Minas, senador Carlos Viana, ressaltou que o PSD já está se preparando para o novo momento. “Nós já estamos nos preparando para que as convenções sejam virtuais. A nossa expectativa é que até o final de junho atividades já estejam sendo retomadas, com o protocolo de segurança, naturalmente. Se de fato isso acontecer, as convenções serão presenciais. Caso contrário, já estamos avaliando as convenções virtuais, até para manter o calendário das eleições”, disse o senador.
Confira a íntegra da matéria:
www.otempo.com.br/politica/partidos-podem-realizar-convencoes-virtuais-1.2338260
Foto: Ramon Bitencourt