O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), e o senador Carlos Viana, presidente estadual do partido, deram neste final de semana uma ótima notícia para a população da capital de Minas Gerais. No sábado (29) eles anunciaram em suas redes sociais que vai sair o dinheiro que permitirá a realização de uma antiga reivindicação da população da região metropolitana: a construção do projeto da Linha 2 do metrô em Belo Horizonte, que leva ao Barreiro.
O anúncio foi feito pelo senador Carlos Viana: “Parabéns, Belo Horizonte. Conseguimos uma grande vitória. Dinheiro da Vale será revertido do Tesouro para o financiamento da Linha 2 Metrô Calafate x Barreiro”, escreveu Viana. Kalil respondeu: “Boa, senador! Vamos aguardar.”
A possibilidade foi aberta após acordo com o Ministério Público. Segundo Carlos Viana, o dinheiro provém das multas ferroviárias que, após a pauta do metrô ser levada ao governo federal, foi possível esse acordo com o MP. O próximo passo é receber o aval da Justiça.
O senador disse, em um vídeo publicado nas redes, que o financiamento das obras está garantido em um fundo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que será gerido pelo governo de Minas.
No mês passado, o projeto da Linha 2 do metrô de BH foi qualificado como prioridade de estudo dentro do Programa de Parcerias de Investimentos, do governo federal. A expectativa é que 120 mil pessoas utilizem a Linha 2 diariamente.
O atual metrô de Belo Horizonte (que tem 2 milhões de habitantes), de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem apenas 19 estações, que atingem a marca de 28,2 km de extensão, ligando a Estação Vilarinho, na Região de Venda Nova, até a Estação Eldorado, em Contagem.