O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), comemorou em suas redes sociais a adesão da população ao isolamento social e às ações municipais e estaduais para conter as aglomerações e evitar o avanço da pandemia de covid-19. Em seu post, Kalil agradeceu os moradores da capital mineira pela responsabilidade durante o período do Carnaval e manifestou esperança de breve retorno à normalidade. “Vai passar. A alegria vai voltar”, escreveu.
O prefeito também agradeceu “a todos da linha de frente da Saúde, da Polícia Militar de Minas Gerais, Guarda Municipal e Secretaria de Política Urbana pela operação no período de Carnaval”.
Nesta quarta-feira (17), o Diário Oficial do Município publicou autorização do prefeito para que as apresentações de música ao vivo em bares e restaurantes de Belo Horizonte possam ser retomadas a partir desta quinta-feira (18).
As atividades tinham sido suspensas por causa da pandemia pelo novo coronavírus. Apesar das apresentações voltarem, há algumas regras para conter a disseminação da doença, como a proibição de espaço para dança; a permanência do público em pé; exibição de eventos esportivos e de outras atividades de entretenimento que possam causar aglomerações.
Belo Horizonte ultrapassou a marca de 2,5 mil mortes confirmadas de covid-19 na segunda-feira (15). Conforme boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura, são 99.297 casos confirmados, 2.524 óbitos, 3.790 pacientes em acompanhamento e 92.983 recuperados.