O deputado estadual Cássio Soares solicitou maior agilidade e atendimento do Castramóvel da Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (AMEG), comprado com emenda parlamentar, no valor de R$ 240 mil, destinada por ele no ano de 2017. O pedido do deputado foi feito em reunião na sede da associação, realizada na última sexta-feira, 07 de maio, com a presença de 11 prefeitos associados.
O presidente da entidade, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira (Serginho), prefeito de São José da Barra, explicou ao parlamentar que a AMEG está em fase de transição de entidade privada para o Consórcio Público. Com isso, o Castramóvel poderá ter o trabalho fortalecido assim como outras ações podem ser viabilizadas, como a implantação de uma Usina de Asfalto e outra de Reciclagem de Entulhos, o que facilitará ainda mais os serviços das prefeituras consorciadas, tendo em vista que são ações muito caras e de muita necessidade para todos.
A Associação também apresentou à Cássio os resultados das Castrações realizadas por meio do veículo “Castramóvel” adquirido pela AMEG com recurso destinado pelo deputado em 2018 e que desde dezembro de 2019, quando iniciou suas atividades, realizou 1,3 mil castrações em nove municípios da região.
Diante dos números, Cássio se mostrou feliz e pontuou, “o Castramóvel vem ganhando velocidade, mas ainda tem condições de melhorar um pouco mais a capacidade de atendimento”. De acordo com o parlamentar, com um veículo do porte desse da AMEG, somado a um veterinário experiente é possível fazer, em média, de 50 a 60 castrações por dia, ganhando agilidade, eficiência e melhorando a qualidade de vida dos animais, bem como nos municípios. Até o ano passado, eram feitas 17 castrações por dia, mas desde fevereiro deste ano, já faz 40 cirurgias diárias.
O Castramóvel é equipado com materiais necessários para realizar cirurgias de castração, a fim de diminuir a superpopulação de cães e gatos nos municípios associados a AMEG e, em breve, entrará em sua segunda fase do projeto, sendo que a meta é realizar 10.718 cirurgias. “Esse é um projeto muito importante para nós e com certeza fará a diferença em nossa região”, ressaltou o prefeito e presidente Serginho.
Participaram também da reunião os prefeitos: Filipe Carielo (Carmo do Rio Claro), 1º Vice-Presidente da AMEG; Celso Henrique Ferreira (São João Batista do Glória), 2º Vice-Presidente; Luiz César Guilherme (Capetinga); Cristiano da Silva (Capitólio); Rêmulo Pinto (Cássia); Adenilson Queiroz (Fortaleza de Minas); Diego Oliveira (Passos); Onésio Andrade (São Roque de Minas) e Daniel da Silva (São Tomás de Aquino). Júlio César Anselmo Rezende, presidente da Câmara de Pimenta, esteve presente representando o prefeito.