Artigo:O nosso trabalho por uma retomada pós-pandemia

Com o avanço da vacinação e uma queda nos números de mortos, de contaminados e de internações decorrentes da Covid-19, começamos a vislumbrar um cenário mais otimista para os brasileiros. Aos poucos e seguindo os protocolos de segurança, a rotina começa a voltar ao que usualmente chamamos de “novo normal”. Comércios reabrindo as portas, escolas recebendo crianças e jovens, campeonatos esportivos sendo retomados, atividades culturais e turísticas recomeçando. 

Porém, ainda que a luz no fim do túnel comece a aparecer, não podemos nos esquecer desse longo trajeto que trilhamos até aqui, desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2019. Mais de 550 mil vidas perdidas, famílias de luto por uma perda irreparável. Ao longo desse período, vimos o sistema de saúde entrar em colapso, vários empreendimentos irem à falência e milhares de trabalhadores ficarem desempregados. 

Muitos setores que estavam em crescimento, decresceram e entraram em depressão. Outros setores tiveram que se reinventar e estão inovando o tempo todo para continuarem no mercado. Já os serviços digitais, como de automação bancária, ganharam um grande impulso, bem como o comércio eletrônico. 

As repercussões da pandemia são incalculáveis, pois ainda desconhecemos os problemas que vamos enfrentar para recuperar a saúde daqueles que contraíram Covid-19 e ficaram com inúmeras sequelas físicas, mentais e psicológicas. Temos, ainda, milhares de doentes que abandonaram, durante esse ano e meio de pandemia, seus tratamentos ou pessoas que deixaram de fazer exames preventivos importantes. Com isso, tiveram seu quadro de saúde agravado. 

O que temos diante de nós, neste grave momento, é um cenário de alerta que nos intima a seguir no trabalho com energia redobrada. A minha expectativa é que, com muito trabalho, possamos deixar as crises sanitária e econômica para trás e reerguer o País. E é isso que os parlamentares do PSD têm feito: trabalhado incansavelmente para minimizar os graves impactos da pandemia na vida dos mineiros e dar início a projetos que viabilizem essa necessária retomada econômica. 

Além desse empenho dos senadores, deputados federais e estaduais do PSD de Minas, tenho trabalhado em parceria com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para trazer benefícios para os mineiros nas mais diversas áreas, como Saúde, Infraestrutura, Segurança e Educação. Estamos todos unidos e trabalhando muito, como sempre fizemos, confiantes que estamos nessa retomada. 

Acredito que todos sairemos transformados para melhor e que poderemos vencer qualquer possível obstáculo que ainda possa aparecer. Enquanto isso, vamos fazendo a nossa parte. O vírus ainda circula entre nós e, por isso, devemos seguir tomando todos os cuidados. Cuidem-se! 

Alexandre Silveira 

Presidente do PSD-MG