O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), foi homenageado na quarta-feira (6) por sua atuação no enfrentamento da epidemia de covid-19. Ele recebeu a Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthiter de Vilhena, durante solenidade realizada no Salão Nobre da Corregedoria-Geral de Justiça. A comenda foi entregue pelo corregedor-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo – chanceler da medalha.
Ao justificar a outorga da medalha a Alexandre Kalil, o desembargador Agostinho Gomes de Azevedo ressaltou a “parceria estreita, proativa e respeitosa com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desde o início da sua gestão, bem como sua atuação firme e marcante no enfrentamento da pandemia da covid-19”.
Criada em 1986, a Medalha é concedida anualmente a pessoas e instituições que prestam relevantes serviços à Corregedoria-Geral de Justiça e à Justiça de Primeira Instância de Minas Gerais. O prefeito Alexandre Kalil foi homenageado com a medalha do ano de 2020 – que foi entregue neste ano em razão da pandemia.
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, referendou a homenagem ao prefeito. “Sou testemunha do grande trabalho que o prefeito Alexandre Kalil vem fazendo em Belo Horizonte e a parceria muito grande que tem com o Tribunal”, afirmou.
O desembargador Gilson Lemes citou os acordos firmados no TJ de Minas envolvendo a PBH. “O prefeito sempre teve boa vontade, procurando reconhecer as pautas sociais e ajudando a gente a distribuir justiça”, disse.
Em discurso, o prefeito Alexandre Kalil agradeceu a homenagem. “O reconhecimento é a coisa mais importante que tem depois de tanto sacrifício de todos nós.”
O vice-prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e o procurador-geral do Município de Belo Horizonte, Castellar Modesto Guimarães, também participaram da entrega, ao lado de outras autoridades do Judiciário.