A abertura da exposição que comemora os 10 anos de fundação do PSD, na Câmara dos Deputados, mostrou a força do partido, com a participação de vários políticos de peso no cenário nacional. Além do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, do presidente estadual, Alexandre Silveira, dos parlamentares mineiros Diego Andrade e Misael Varella, estiveram presentes os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.
O evento desta terça-feira (21) foi idealizado pelo líder do PSD na Câmara, deputado Antonio Brito (BA). A maior parte dos deputados pessedistas também prestigiou a cerimônia de abertura. O líder elogiou a bancada do PSD, de 35 deputados federais, afirmando que ela é “unida, forte, leal e harmônica”.
“Quero parabenizar os deputados federais, que se somam a nós, nesta liderança, para fazer do PSD um partido muito bem orientado e bem conduzido pelo presidente Gilberto Kassab. Ele conversa diariamente conosco, tratando dos rumos do partido. Tem coragem, decisão e tem sido um grande presidente”, disse Antonio Brito.
Fundadores
Na abertura da exposição, Gilberto Kassab ressaltou duas pessoas que considera fundamentais para a criação do partido: Guilherme Afif Domingos e o professor Cláudio Lembo. “Que possamos, em breve, estar festejando 20 anos, 30 anos, depois 40 anos, porque esse é o legado que queremos deixar: um partido eterno, que possa fazer a construção da história do Brasil”, afirmou.Tocador de vídeo
Kassab também destacou o papel do presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, afirmando que o senador é um dos principais protagonistas das políticas públicas do Brasil. “Você que sabe que o nosso partido, as nossas bancadas, as nossas lideranças têm uma profunda convicção de que, em suas mãos, estará o futuro do Brasil, estará a renovação da política brasileira. Conte conosco, com o PSD, para ajudá-lo a construir um País melhor”, declarou Kassab, dirigindo-se ao presidente do Senado.
Perfil conciliador
Por sua vez, Pacheco retribuiu os elogios, afirmando que o PSD é um partido “absolutamente reconhecido pela sua importância para o cenário nacional”. Ainda citou o perfil conciliador e de pacificação da legenda, o que atribui à personalidade de Kassab.
“É um perfil que me agrada muito. Quero dizer a vocês, em alto e bom tom, que tenho o PSD no meu coração. São grandes companheiros, grandes amigos, grandes colegas, e, por certo, estaremos juntos nos muitos desafios que temos para enfrentar ainda no Brasil”, disse o presidente do Senado.
Ficha de filiação
Após o discurso de Pacheco, Antonio Brito manifestou sua posição a favor da filiação do presidente do Senado ao PSD. “Queria dizer ao presidente Rodrigo Pacheco que estamos de coração aberto, e com a ficha na mão, para que Vossa Excelência possa, de fato, colocar esse amor e esse coração no coração do PSD. Vontade não nos falta, de ambas as partes, e esse cupido que é Gilberto Kassab vai trazer toda esta legenda para estar ao seu lado, marchando rumo ao futuro”, previu Antonio Brito.
Em sua participação na abertura da exposição, o presidente da Câmara fez uma menção especial ao líder do PSD, ao elogiar a participação de Antonio Brito no Colégio de Líderes. Dirigindo-se a Kassab e a todos os presentes, Arthur Lira destacou: “O seu partido, na Câmara, tem a honra e a felicidade de ter a representação do deputado Antonio Brito, chamado por todos nós de ‘Líder dos Líderes’. É a obstinação, o trabalho, a sensibilidade, a amizade e a correção de um homem que labuta aqui no Congresso há muito tempo, e que conduz o seu partido com muita habilidade, unidade e com muito esforço”.
Bancada
Arthur Lira ainda elogiou a bancada de deputados federais, classificando-a como “correta, trabalhadora e uníssona”. Ele ressaltou que “me orgulha ladear essa bancada, fazer parte das conversas, das reuniões, das discussões sobre pautas que o Brasil precisa e que a Câmara vem, paulatinamente, ao longo desses últimos oito, nove meses, entregando sucessivamente”, disse Arthur Lira.
Ao falar sobre o presidente da Câmara, Gilberto Kassab manifestou sua satisfação pelo fato de o PSD ter apoiado sua candidatura à Presidência da Casa e de o partido estar acompanhando sua gestão. “Tenha o nosso reconhecimento por todo o esforço que vem fazendo a favor do Brasil, neste momento difícil por que passa o País. Inquestionavelmente, a sua condução tem nos dado muita tranquilidade”, avaliou o presidente do PSD.
Antonio Brito também elogiou o trabalho de Arthur Lira, dizendo que o parlamentar sabe dialogar e vem pautando matérias importantes para o Brasil.