Anel Rodoviário de Montes Claros: sonho que se torna realidade

Reivindicação histórica regional em razão da insegurança para as pessoas que usam diariamente trechos dessas rodovias (135 e 251) e dos entraves provocados ao desenvolvimento econômico, a conclusão do Anel Rodoviário de Montes Claros se tornará realidade. Uma conquista não somente para os montes-clarenses, mas para todos os norte-mineiros, graças a antiga luta parlamentar travada pelo deputado Gil Pereira para conclusiva execução das obras do projeto, na interligação da BR-251 à BR-135.

“Momento para mim de grande satisfação, ao ver atendidos os meus apelos ao governador Romeu Zema e seu secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato, que se comprometeram a intensificar as negociações para que a ECO 135, concessionária responsável pela BR, execute o projeto, sonho da população de Montes Claros, que é entroncamento rodoviário entre o Sudeste e o Nordeste”, declarou o deputado Gil Pereira, nesta sexta-feira (16/04/21), durante a visita de Romeu Zema a Montes Claros. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados no final deste semestre.

Em Bocaiuva, o governador do Estado de MG anunciou o início da esperada duplicação da BR-135, que trará estratégicos benefícios econômicos e sociais para Montes Claros e região, com destaque para estudantes e trabalhadores, incluindo a geração de cerca de 1,3 mil empregos a partir deste ano, além de crescimento para o comércio, a indústria, o agronegócio e a agricultura familiar.

Fluxo de caminhões

“Foram diversas idas aos setores públicos responsáveis e cobranças através de requerimentos, desde 2007, período em que o projeto do Anel de Montes Claros enfrentou obstáculos variados”, lembrou Gil Pereira, ressaltando que todo o Norte de MG será beneficiado com melhores condições de tráfego, segurança e qualidade de vida, além dos reflexos positivos para o Estado e o país.

Também durante audiência conjunta promovida na Assembleia (04/04/19), pelas comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, Gil Pereira cobrou a conclusão do Anel Rodoviário Montes Claros, além da redução do alto valor do pedágio na BR-135, considerando-o inadequado quando comparado a outras tarifas praticadas no Brasil.

O término do Anel de Montes Claros evitará transtornos e acidentes, pois, segundo o DER-MG, passam pelo local mais de 10 mil carros e caminhões por dia. Além de melhorar o trânsito, eliminará o fluxo de carretas e caminhões dentro da cidade e proporcionará a implantação de novos distritos industriais. “Trata-se de obra fundamental, pois servirá ao novo Distrito Industrial, onde está sendo implantada a Eurofarma, com 244 mil m², o maior empreendimento privado no país atualmente (R$ 680 milhões). Gerará 1.200 empregos na implantação e 600 empregos na operação da indústria, quando concluída”, destacou Gil Pereira.

Demanda

A demanda do Anel de Montes Claros foi reforçada nesta sexta-feira (16/04) através de ofício do deputado Gil Pereira, entregue ao secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato, juntamente com o vereador Leãozinho e o ex-vereador Leão: “Precisamos solucionar o problema dos constantes acidentes na região do Antônio Olinto, Alto da Boa Vista, Santo Antônio 2, da Vila Sion e do Grande Delfino, pois a BR-135 cruza esses bairros e provoca enorme perigo para pedestres e motoristas: há escolas, hospital e pontos de ônibus nas redondezas”, alertou o vereador Leãozinho.

Ordem de início para duplicação da BR-135

O deputado Gil Pereira também acompanhou o governador Romeu Zema para darem ordem de início às obras de duplicação da BR-135, trecho Montes Claros–Bocaiuva. “A duplicação é antiga reivindicação regional e fator essencial para o nosso desenvolvimento, mas continuarei a lutar contra o alto preço do pedágio cobrado na rodovia”, afirmou Gil Pereira.

A duplicação abrange 136 quilômetros da BR-135, com investimento de R$ 442 milhões pela empresa que administra a estrada. O trecho que passa pelo município de Bocaiuva é um dos incluídos na obra. A BR-135 também passará por ampliação e pavimentação, com 55 quilômetros de faixas adicionais. Ao todo, a previsão é que seja investido R$ 1 bilhão até 2023.

Empregos

Com 363,95 quilômetros de extensão, a BR-135 começa nas proximidades de Curvelo e vai até Montes Claros, ligando o Centro ao Norte de Minas MG. “As obras devem gerar cerca de 1,3 mil empregos a partir deste ano. A expectativa é que pelo menos 11 cidades sejam beneficiadas diretamente com as intervenções, incluindo Engenheiro Navarro, Joaquim Felício, Francisco Dumont e Corinto”, informou o deputado Gil Pereira.

Além da duplicação, também será realizada a implantação de acostamento na LMG-754, entre Cordisburgo e Curvelo, totalizando 40,1 quilômetros. Em Bocaiuva, haverá a duplicação da rodovia, além de 1,14 quilômetro de marginais, cerca de 22 quilômetros de faixas adicionais, três passarelas, 12 interseções em nível e desnível, pontos de ônibus e melhorias de acesso.

Melhorias

As obras de melhorias da BR-135 começarão com a duplicação entre o km 668,8 (Curvelo) e o km 574,5 (Corinto), no trecho Sul. Posteriormente, será iniciada a intervenção entre o km 410 (Bocaiuva) e o km 367,6 (Montes Claros). A previsão é que o projeto seja concluído em 2023.

A região de Montes Claros e Bocaiuva também passará por obras de pavimentação, entre o km 367 e km 414. O mesmo será feito, na região de Bocaiuva e Joaquim Felício (km 414 ao 471). Já no lote Sul, serão do km 547 ao km 668, entre Augusto de Lima e Curvelo.

A rodovia é administrada pela ECO 135 desde julho de 2018. No período de 30 anos de concessão, estão previstos mais de R$ 2,2 bilhões em obras e R$ 1,5 bilhão em serviços operacionais.

Leite Novo

Outra importante demanda apresentada pelo deputado Gil Pereira ao governador Zema foi a inclusão imediata da região Norte no programa Leite Novo, criado pelo Governo de Minas Gerais.

“Neste momento de tantas dificuldades, sendo essencial a continuidade de programas de auxílio à nossa população, solicitei ao governador de MG e ao diretor-geral do Idene, Nilson Borges, a inclusão urgente do Norte de MG, no programa Leite Novo”, ressaltou o deputado Gil Pereira, referindo-se ao requerimento (RQ. 7.638/2021) por ele encaminhado, através da Presidência da Assembleia Legislativa.

Desde 2003, incluindo o período em que Gil Pereira foi secretário de Estado da Sedinor, até 2014, o programa Lei pela Vida, agora substituído por esta versão recém-lançada, proporcionou reforço alimentar a crianças nas escolas e famílias cadastradas, além do benefício aos produtores da agricultura familiar, com a compra do leite e sua distribuição à população vulnerável, promovendo desenvolvimento econômico e social, atendendo principalmente à região Norte, onde foi à época primeiro implantado.