Começa nesta terça-feira (15/02/22) a construção da sonhada ponte sobre o Rio São Francisco, que ligará São Francisco a Pintópolis, obra estratégica para todo o Norte de MG, especialmente para a região a ser diretamente beneficiada com desenvolvimento social e econômico, resultado desta definitiva solução para o transporte de mercadorias e pessoas. A expectativa agora refere-se ao começo do asfaltamento da MG-402, que deverá ser autorizado em breve.
O deputado Gil Pereira destacou a importância destas conquistas alcançadas para a região. “Com grande alegria, informo que o governo estadual expediu Ordem de Início para construção da Ponte São Francisco-Pintópolis, a partir desta terça-feira, cumprindo previsão anterior por mim divulgada em dezembro, a partir da montagem do canteiro de obras e da meta de concluí-las em 24 meses”.
O Consórcio KPE/NE – Ponte MG-402 iniciará os serviços de construção da estrutura sobre o Rio São Francisco, por ordem e no interesse da Administração, nos termos do contrato DC-021/2021, conforme Ordem de Início, assinada pelo diretor de Construção de Obras Rodoviárias do DER-MG, Marcos Antônio Frade, no último dia 09 de fevereiro.
A tão esperada ponte será uma das maiores do Estado: mais de 1 quilômetro de extensão (1.120 metros) e 13,8 metros de largura, além de melhoramento e pavimentação asfáltica do acesso de 3 quilômetros (MG-402). A estimativa de investimento chega a R$ 113 milhões, parte do acordo com a empresa Vale, que visa reparar os danos (sociais, ambientais e econômicos) decorrentes do rompimento registrado em Brumadinho.
MG-402
A expectativa refere-se agora ao esperado começo da obra de pavimentação asfáltica da estrada Pintópolis-Urucuia (MG-402), com 73,1 km de extensão. “Graças à nossa luta parlamentar em prol da comunidade, o governo estadual executará estas importantes e sonhadas obras, que trarão mais progresso para o Norte de MG, especialmente para mais de 233 mil habitantes, em 16 municípios, atendendo aos nossos apelos”, referindo-se ao prefeito de Pintópolis, Ley Lopes, ao mesmo tempo que em explicou que o asfaltamento da rodovia ligará o Norte e o Noroeste de MG à região Central do país, especialmente a Brasília.
Mais empregos, renda e desenvolvimento
Com a construção da ponte e o asfaltamento da rodovia, será facilitada a circulação de mercadorias da agropecuária, especialmente, entre o Norte e o Noroeste de MG e, também, o escoamento da produção de Goiás e Mato Grosso, para o Nordeste do país. Outro importante benefício das obras será ampliar o acesso das cidades mineiras ao Distrito Federal, uma vez que, por vias asfaltadas, é preciso passar por Pirapora, João Pinheiro, Paracatu e Unaí. “Antigas e justas reivindicações regionais serão atendidas, gerando mais empregos, renda e desenvolvimento para o Norte de MG”, ressaltou Gil Pereira.
A ponte terá vão de navegação de 240 metros, outros vãos menores, de 40 metros, e pilares centrais de 15 metros de altura. A edificação da ponte começará com a contratação de pessoal, o deslocamento de máquinas e a montagem do canteiro de obras, com previsão de término em 24 meses.