Em todo o País, eleitos pelo PSD iniciam seus mandatos

Em todo o Brasil, nesta segunda-feira (4), prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do PSD puseram mãos à obra no primeiro dia útil de suas gestões. Mais de 650 prefeitos, 508 vice-prefeitos e 5.624 vereadores eleitos em 15 de novembro tomaram posse de seus cargos na sexta-feira (1) e começam agora a colocar em prática seus planos de governo, a exemplo da capital mineira, Belo Horizonte, com 2,5 milhões de habitantes.

Considerando apenas as cidades com mais de 200 mil eleitores, o PSD se colocou como o partido que elegeu o terceiro maior número de prefeitos (10), passando a governar agora um total de 5.345.141 eleitores. Na Grande São Paulo, a região mais rica do País, o partido conquistou seis Prefeituras, incluindo cidades como Guarulhos (1,4 milhão de habitantes) e Cotia (253 mil habitantes). O PSD também elegeu, na região, os prefeitos de Ferraz de Vasconcelos, Cajamar, Arujá e Pirapora do Bom Jesus.

Na região de Campinas, o principal pólo tecnológico do interior do Estado de São Paulo, o PSD ganhou a eleição no maior número de cidades e vai administrar Artur Nogueira, Holambra, Hortolândia, Morungaba, Nova Odessa e Valinhos. Juntas, essas cidades somam 510.818 habitantes. O PSD tinha prefeitos em duas cidades e passou para seis. Nas câmaras municipais, o PSD conseguiu o maior número de vagas, com 27 vereadores em 13 cidades, com maior concentração em Hortolândia, onde elegeu cinco vereadores.

Em Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis, capital de Santa Catarina, o prefeito Eduardo Freccia (PSD) tomou posse na noite desta sexta-feira, apenas com a presença dos vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Palhoça, respeitando as regras de prevenção à covid-19. Freccia, que foi secretário de Obras e Infraestrutura do então prefeito Camilo Martins (PSD), começou seu discurso lembrando dos trabalhos executados nos últimos anos na cidade, e apontou o ex-prefeito como seu guia para sua gestão. Ele também destacou o trabalho dos servidores da prefeitura. “Prefeito Camilo, nós trabalhamos muito nos últimos anos para levar desenvolvimento para cada canto da cidade e sabemos tudo o que ainda precisa ser feito no nosso município”, afirmou Freeccia ao prestar homenagem ao ex-prefeito.

No Ceará – onde o PSD elegeu 28 prefeitos – o prefeito de Umari, Alex Sandro Rufino Ferreira (PSD), de 42 anos, por exemplo, juntamente com sua vice Aline Pinheiro (PSD), de 32 anos, vão administrar, com os vereadores eleitos, a cidade de 7.736 habitantes, que tem um PIB de R$ 49.081.952,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,591, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

No Acre, começaram suas gestões os prefeitos do partido como Isaac Piyako (PSD), de Marechal Thaumaturgo, e Camilo da Silva (PSD), de Plácido de Castro. Marechal Thaumaturgo tem 19.299 habitantes, PIB de R$ 195.343.302,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,501, segundo a última medição do IBGE, de 2010. O prefeito Isaac Piyako terá a companhia de três vereadores do PSD na Câmara, ou seja, um terço do total de nove vereadores eleitos pela cidade.

Em Plácido de Castro, o prefeito Camilo da Silva já constatou que terá muito trabalho pela frente. No dia 1º, após a posse, ele revelou que ao se dirigir à sede da Prefeitura a encontrou sucateada. “A prefeitura está dilapidada de todos os equipamentos que eu esperava encontrar. Esses são documentos que comprovam que as impressoras, eram alocadas, não há patrimônio”, lamentou.

Matéria: PSD Nacional