Hospital Regional de Uberaba é exemplo para saúde pública, diz líder do PSD

Com o custeio a cargo de uma ampla parceria envolvendo os governos federal, estadual e municipais, o Hospital Regional de Uberaba – com 27 cidades do Triângulo Mineiro sob sua jurisdição, foi inaugurado dia 4 de setembro de 2017, após seis anos de uma intensa mobilização política.

“Se a aliança financeira entre União, Estado e municípios chama a atenção, mais interessante ainda é o modelo de gestão”, reflete o líder da bancada do

PSD na Câmara, deputado federal Marcos Montes.

Ele se refere ao Conselho Gestor, que está no topo do organograma. O colegiado foi o destaque no pronunciamento do líder pessedista durante a inauguração, bem como no discurso do secretário Nacional de Saúde, Francisco de Assis Figueiredo.

Conselho reúne duas instituições de ensino superior – uma particular e outra pública, a Universidade de Uberaba (Uniube) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), e seus respectivos hospitais, Universitário e de Clínicas.

Integram ainda, o Conselho Gestor: a Secretaria de Saúde de Uberaba – que preside o colegiado e também representa o Ministério da Saúde; Superintendência Regional de Saúde – da Secretaria de Estado da Saúde; Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais/Triângulo Sul; Conselho Municipal de Saúde de Uberaba.

“A inauguração é resultado de uma longa e árdua luta política, da qual tive a honra de ser copartícipe, colaborando com o prefeito e o secretário de Saúde nas articulações pela viabilização do hospital” – diz ele.

COMEMORAÇÃO

O líder pessedista tem motivos de sobra para comemorar a abertura do Hospital Regional de Uberaba. Além de ser majoritário no Triângulo Mineiro, com domicílio eleitoral em Uberaba, Marcos Montes é aliado de primeira hora do prefeito Paulo Piau (PMDB), reeleito em 2016 com o PSD de principal coligado.

O vice-prefeito, João Gilberto Ripposati, é filiado ao PSD, assim como o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Iraci Neto.

“Parabenizo o prefeito por não ter desistido da luta nem nos momentos mais complicados, e me orgulho do secretário de Saúde, companheiro do PSD da mais alta qualidade” – diz Marcos Montes.

Iraci Neto preside o Conselho Gestor, criado para acompanhar e deliberar sobre todos os assuntos de interesse do Hospital Regional. “Ele está capacitado para assumir este grande desafio”, reforça o líder do PSD, lembrando que Iraci Neto é especialista em Gestão em Regulação em Saúde do Sistema Único de Saúde/ SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa/IEP – Hospital Sírio-Libanês.

ORGANOGRAMA INÉDITO

O Conselho Gestor contará com a assessoria de uma Auditoria Externa, e terá uma Ouvidoria (para receber a opinião dos usuários).

“As diretorias são a demonstração mais evidente do ineditismo implementado pelo prefeito e o secretário de Saúde”, destaca Marcos Montes. Ele se refere às diretorias Clínica (eleita pelo corpo clínico/médicos); Administrativa (a cargo da Uniube/operacionalização e assistência/manutenção, serviços, contratos, limpeza, segurança etc.); Técnica (a cargo da Funepu/fundação responsável pela contratação do corpo clínico, inclusive equipes para UTI); Ensino e Pesquisa (parceria entre Uniube e UFTM).

O líder do PSD observa que a aliança entre Uniube e UFTM expõe o idealismo e o comprometimento dos dirigentes destas escolas, os reitores Marcelo Palmério e Ana Lúcia Assis, respectivamente, com a Saúde pública.

“O Hospital Regional de Uberaba nasce como um exemplo para a saúde pública brasileira”, refletiu o líder pessedista.

Os atendimentos serão de média complexidade, e vão contar, inicialmente, com 55 leitos – 45 deles de clínica médica e cirúrgica, e dez em Unidade de Terapia Intensiva/UTI. Vão funcionar dois blocos cirúrgicos completos, com apoio de serviços de imagem e patologia.

Numa segunda etapa, o Hospital Regional poderá atingir até 163 leitos, sendo 151 de internação e 12 de observação. No total, cerca de 350 funcionários estarão envolvidos no funcionamento da instituição.