Lista liberada dia 03/09, domingo, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) indica o líder do PSD na Câmara, deputado federal Marcos Montes, entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional – um dos nove de Minas Gerais, estado que tem uma bancada de 53 deputados federais e três senadores.
Ao todo, o Congresso tem 594 integrantes, sendo 513 na Câmara e 81 no Senado.
A 24ª edição da lista dos 100 mais influentes do Congresso está disponibilizada no site do Diap – entidade que tem por objetivo, entre outros, fornecer ao movimento social e sindical uma radiografia dos principais interlocutores e definidores da agenda do Poder Legislativo.
De acordo com o Diap, a lista revela os parlamentares cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado Federal. A entidade ressalta ainda, que entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
Para a classificação e definição dos nomes que lideram o processo legislativo, o Diap diz que adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos posicionais (institucionais), reputacionais e decisionais.
Marcos Montes é médico, está no terceiro mandato de deputado federal; é líder da bancada do Partido Social Democrático (PSD) na Câmara, fundador e presidente do partido em Uberaba; majoritário no Triângulo Mineiro; membro e ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); ex-prefeito de Uberaba em duas gestões e ex-secretário de Estado em Minas Gerais.