Silveira garante energia elétrica na Terra Yanomami

O ministro de Minas e Energia, senador licenciado do PSD-MG Alexandre Silveira, garantiu no fim de semana reforço no fornecimento de energia elétrica para Polos Base de Atendimento à Saúde e Bases de Proteção Etnoambiental localizados na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A solicitação de apoio foi feita pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

O reforço busca melhorar as condições de atendimento de energia elétrica aos indígenas, de modo a superar a situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional declarada pelo Ministério da Saúde (Portaria GM/MS n° 28, de 20 de janeiro de 2023). A ação está inserida dentro do Programa Mais Luz para a Amazônia e será operacionalizado pela Eletrobras, por meio da distribuidora Roraima Energia.

O apoio se dará a partir da disponibilização de Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente (SIGFI), utilizando geração de energia solar com baterias. Esse sistema é caracterizado pelo acoplamento de diversos equipamentos, incluindo placas solares fotovoltaicas e bateria, que garantem a disponibilização de energia elétrica diretamente à unidade consumidora, sem necessitar de conexão à rede elétrica. Esse tipo de equipamento é ideal para atender localidades isoladas, incluindo os postos de atendimento de comunidades indígenas.

Serão atendidas as Bases de Saúde de Surucucu e Auaris e as Bases de Proteção Etnoambiental de Palimiu, Serra da Estrutura, Walo Pali e Xexena.