Convênio do Castramóvel é assinado na AMEG

Na manhã desta segunda-feira, 11 de dezembro, foi assinado o convênio para a destinação dos R$ 240 mil de emenda parlamentar do deputado estadual Cássio Soares para a compra do Castramóvel. O documento foi firmado pelo presidente da AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) e prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco do Stalo), com a anuência de representantes das associações Patas Amigas e SOS Patas, de Passos. A previsão é que o recurso seja repassado à AMEG ainda no mês de dezembro.

O Castramóvel trata-se de um veículo de grande porte (Van ou Micro-ônibus), equipado com materiais necessários para realizar cirurgias de castração, que objetivam diminuir a superpopulação de cães e gatos de rua. O automóvel vai poder ser utilizado pelos 19 municípios que compõem a AMEG, em parceria com ONGs de Proteção aos animais. A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande também vai ser responsável por disponibilizar médico veterinário, material descartável e demais utensílios necessários a castração dos animais, em parceria com os municípios. O pós-operatório e as tutelas dos animais deverá ficar por conta das ONGs.

“Há anos lutamos para diminuir o problema da superpopulação animal, que cresce a cada dia. Nesse sentido, o veículo vai permitir que os municípios se unam a nossa causa, realizando a castração de animais e trazendo benefícios à população e ao bem-estar dos animais”, destacou a presidente da “Patas Amigas”, Nara Pimenta de Moraes, durante o evento de assinatura do convênio.

A unidade móvel, diferentemente de uma clínica ou hospital veterinário, vai poder circular nas ruas e bairros onde houver maior demanda e, além de realizar o procedimento de castração do animal, poderá aplicar vacinas, realizar consultas e informar a população sobre a posse responsável e cuidados com a saúde de cães e gatos. “O grande gargalo dos ativistas e protetores, é o controle populacional. Acredito que com esse projeto, em alguns anos, o número de animais abandonados será reduzido consideravelmente”, completou Maria Deide dos Reis Alves, vice-presidente da “SOS Patas”.

“A superpopulação de animais de rua é realidade em todos os municípios da região, gerando inúmeros problemas à população e aos animais, que infelizmente, são maltratados em muitas situações. Com o Castramóvel, teremos eficácia no controle populacional de cães e gatos, diminuindo problemas relacionados a doenças e oferecendo aos animais um tratamento ético”, afirmou o deputado Cássio Soares.

Municípios

Além do deputado estadual Cássio Soares, e do presidente da AMEG, Deco do Stalo, participaram do evento os prefeitos Carlos Renato Lima Reis (Passos), Ronilton Gomes (Itaú de Minas), Marco Leandro Arantes (Cássia), Sebastião Cezar Lemos (Carmo do Rio Claro), José Eduardo Terra Valory (Capitólio), Walker Américo Oliveira (São Sebastião do Paraíso), Aílton Costa Faria (Pimenta), Eliton Luiz Moreira (Doresópolis), Luís César (Capetinga), José Carlos Pimenta (São Tomás de Aquino); as prefeitas Aparecida Nilva dos Santos (São João Batista do Glória), Suely Alves (Delfinópolis) e Denise Alves (Pratápolis); os vereadores de Passos Alex Bueno, Isabel Ribeiro, Téo Lemos, Rodrigo Maia, Iran Parreira; e o presidente da Câmara de Piumhi, Fernando Detetive.

Além das cidades que tiveram representantes no evento, serão também beneficiados pelo Castramóvel os municípios de São José da Barra, Claraval, Ibiraci, São Roque de Minas e Vargem Bonita.