Gestão de Kalil em BH é aprovada por 74,5% da população

Menos de dois meses após o início de seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Belo Horizonte, para o qual foi reeleito no primeiro turno com 63,36% dos votos, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) tem a aprovação de 74,5% da população da capital mineira. O índice foi apurado em pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada na quinta-feira (25).

O levantamento também indicou que a gestão de Kalil é considerada ‘ótima’ e ‘boa’ para 61,7% dos entrevistados. Outros 22,6% não gostam da forma que o prefeito conduz a capital mineira. Os que não souberam ou não opinaram representam 3% dos eleitores ouvidos. As entrevistas foram realizadas entre 18 e 22 de fevereiro.

A pesquisa ocorre um ano após o início da adoção, pelo prefeito, de medidas consideradas impopulares, como fechamento do comércio não-essencial, para conter a disseminação da covid-19. As medidas chegaram a provocar protestos de comerciantes e empresários nas ruas da capital.

O índice de aprovação do mandato de Kalil sofreu poucas alterações de março de 2020 até a última pesquisa. De lá para cá, o índice passou de 74,6% para 72% em julho e depois para 73,5% em setembro, até o presente levantamento com 74,5%. Comportamento semelhante foi constatado entre os que desaprovam a gestão do prefeito de BH, indo de 22,5% para 24,5% e depois para 22,8%, até os 22,6% do levantamento atual. Os que não souberam ou não opinaram foram de 2,9% para 3% na pesquisa atual, atingindo 3,5% e 3,7% nas duas últimas pesquisas.

A pesquisa ouviu 705 eleitores maiores de 16 anos. A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem de erro estimada em aproximadamente 4% para os resultados gerais.