Anastasia anuncia R$2 milhões para revitalização da Biblioteca Pública Estadual

O senador Antonio Anastasia visitou, nessa terça-feira (11/05), a Biblioteca Pública Estadual, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e anunciou uma emenda parlamentar de sua autoria no valor de R$2 milhões para revitalização do prédio. As intervenções que serão realizadas vão recolocar a Biblioteca em plenas condições de funcionamento e garantir a sua reabertura ao público.

“Fico muito satisfeito de alocar esse recurso para uma atividade tão importante quanto a Biblioteca. Atribuo minha formação e tudo o que eu consegui profissionalmente ao meu gosto pelos livros, e permitir esse acesso aos jovens é muito importante”, afirmou o senador Anastasia.

O Secretário de Cultura de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, destacou a importância da emenda e lembrou que a iniciativa do senador Anastasia vem desde os tempos em que ele estava à frente do Governo do Estado. “Hoje nós não temos nem condições de abrir a Biblioteca. Esse é o maior recurso parlamentar que chegou para a Biblioteca nos últimos anos. Por isso a minha gratidão ao senador Anastasia, que desde os tempos em que foi Governador do Estado tem essa preocupação com a educação e a cultura. Em um momento em que precisamos do livro e da cultura como forma de transformação social, receber um aporte desse valor é muito importante e de muita alegria”, comemorou.

Os recursos vão garantir melhorias estruturais, reparos nas partes elétrica e hidráulica, impermeabilização do teto, revitalizações nos banheiros e vidraças, dentre outros serviços que garantirão a reabertura do espaço, fechado há mais de um ano. O processo de licitação já está em curso e a expectativa é que as obras já se iniciem nos próximos meses.

A Biblioteca Pública Estadual possui acervos que reúnem mais de 570 mil exemplares, incluindo obras raras e representativas de autores mineiros, nacionais e estrangeiros, além de grande acervo digitalizado, coleção infantojuvenil, revistas e jornais novos e antigos, audiolivros e acervo em Braille. O espaço também conta com teatro para 220 pessoas, sala de cursos e galeria de arte.