Anel Rodoviário de Montes Claros em contagem regressiva para obras

Antiga reivindicação regional em razão da insegurança para as pessoas que usam diariamente os trechos das rodovias (BRs 135 e 251), além dos entraves provocados ao desenvolvimento econômico, a conclusão do sonhado Anel Rodoviário de Montes Claros se tornará realidade. Conquista não somente para os montes-clarenses, mas para todos os norte-mineiros, graças a luta parlamentar histórica travada pelo deputado Gil Pereira.

Recebido em audiência (05/08/21) pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato, ao lado do vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, o deputado Gil Pereira explicou o exato estágio em que se encontra o projeto:

Sonho que se realiza, após esforço e luta

“Tivemos a confirmação de que falta pouco para realização deste sonho: o início das obras do Anel Rodoviário da nossa cidade, incluindo os contornos Norte e Leste. O projeto executivo está sendo elaborado, paralelamente ao licenciamento ambiental, para execução em etapas, conforme exigências técnicas”, destacou o parlamentar.

Gil Pereira completou: “O acordo com a ECO 135, concessionária da BR, que viabilizou as obras, somente foi possível através da liderança do amigo e atuante prefeito Humberto Souto, em articulação com nosso governador Romeu Zema, aos quais agradeço, após tanto esforço e luta da minha parte para sua concretização. Mais segurança e benefícios econômicos para o Norte de Minas, o Estado e o país”.

Cobranças

Foram diversas audiências públicas, idas aos setores públicos responsáveis e cobranças reiteradas, desde 2007, período em que houve obstáculos variados. “Teremos melhores condições de tráfego em breve, segurança e qualidade de vida para a comunidade, além dos positivos reflexos econômicos esperados”, salientou Gil Pereira.

Em audiência conjunta promovida na Assembleia (04/04/19), pelas comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, Gil Pereira cobrou a conclusão do Anel Rodoviário, além da redução do alto valor do pedágio na BR-135, considerando-o inadequado quando comparado a outras tarifas praticadas no Brasil.

Caminhões

Todos os dias o trecho, segundo entroncamento rodoviário do país, recebe milhares de veículos de carga, que viajam do Centro/Sul para o Nordeste/Norte, percorrendo a BR-135, a BR-365 (liga ao Triângulo Mineiro) e a BR-251 (liga à BR-116/Rio-Bahia).

O término do Anel Rodoviário evitará transtornos e acidentes, pois, segundo o DER-MG, passam pelo local mais de 10 mil carros e caminhões por dia. Além de melhorar o trânsito, eliminará o fluxo de carretas e caminhões dentro da cidade e proporcionará a implantação de novos distritos industriais.

Parceria

O secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato, enalteceu a parceria em favor de tão importante demanda regional: “Parceria conduzida pelo deputado Gil Pereira, juntamente com o vice-prefeito, Guilherme Guimarães”.

“Em nome do prefeito Humberto Souto e da população, agradeço ao deputado Gil Pereira o seu trabalho em favor da região, principalmente de Montes Claros. Ao secretário Fernando Marcato e ao governador Romeu Zema, o apoio que têm garantido a várias ações no município, que significam nova perspectiva de desenvolvimento e qualidade de vida. Graças a esse empenho e ao nosso prefeito, vamos atingir em breve os objetivos tão esperados”, declarou o vice-prefeito, Guilherme Guimarães”.