Artigo: A importância de se investir em Segurança Pública

Diante da crise econômica e social que o Brasil enfrenta, uma das áreas mais sensíveis e afetadas é a Segurança Pública. E há muitos desafios a serem superados, o que só será possível com a ampliação de políticas públicas efetivas, que resultem em investimentos expressivos na área

Sabe-se que o orçamento da Segurança Pública está aquém das necessidades. Por essa razão, é preciso buscar, sempre que possível, mais recursos para que as forças de segurança tenham melhores condições de atender as demandas da população na área.

Nesse sentido, numa união de forças de toda a bancada do PSD de Minas, sempre alinhados com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi possível buscar recursos na ordem de R$ 50 milhões para serem destinados para as forças de segurança de Minas.

As Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros vão receber essa verba suplementar que será usada para o fortalecimento do sistema de inteligência e enfrentamento da criminalidade no Estado. Fizemos esse anúncio na Presidência do Senado, em Brasília, no dia 4 de novembro, com as presenças do secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas, Rogério Greco; e os comandantes das polícias e dos bombeiros.

Desse montante, R$ 20 milhões serão destinados para a Polícia Militar, outros R$ 20 milhões para a Polícia Civil e R$ 10 milhões para o Corpo de Bombeiros. Os recursos já estão liberados pelo governo federal. Embora o sistema prisional não tenha sido contemplado com novos recursos, nós assumimos o compromisso de trabalhar para reforçar o orçamento da polícia penal do Estado.

Como delegado de polícia de carreira há mais de 20 anos, posso afirmar que Minas Gerais tem as melhores forças de segurança do país, mas elas precisam de mais recursos para investir em material humano, melhorar as condições de trabalho e garantir a qualificação dos seus policiais.

Cada reforço que é levado do ponto de vista orçamentário permite ao governo do Estado fortalecer as ações fins, por meio da compra de equipamentos, viaturas, mas também do investimento nas equipes, o que permite a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade, que vão beneficiar diretamente a população de Minas Gerais.

A operação policial em Varginha mostrou que as polícias de Minas estão bem preparadas. Apesar das 26 mortes que resultaram dessa ação e que não devem ser motivo nenhum de comemoração, é preciso parabenizar as polícias, pois evitaram um mal maior, afinal de contas, ninguém, em sã consciência, acredita que uma quadrilha altamente especializada, com aquele nível de armamento, estava querendo brincar. Se a polícia não tivesse sido muito eficiente na defesa do cidadão de bem, poderíamos ter dezenas de vítimas.

Diante deste cenário, a Segurança Pública é um dos desafios mais importantes a serem enfrentados pela administração pública. É uma área complexa e delicada, de alta prioridade para os cidadãos, que demanda recursos substanciais por parte dos órgãos competentes. Seguiremos trabalhando para melhorar a área, pois acreditamos na excelência do trabalho das forças de segurança mineiras.

Alexandre Silveira

Presidente do PSD-MG