Deputado Gil Pereira propõe debate sobre perspectivas para “hidrogênio verde”

Gil Pereira (deputado estadual PSD/MG), Tito Torres (deputado estadual PSDB/MG), Roberto Andrade (deputado estadual Avante/MG)

A Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da ALMG aprovou, no último dia 13/07/21, o Requerimento de Comissão 9.564/21, de autoria do seu presidente, deputado Gil Pereira, para realização de audiência pública com objetivo de debater as perspectivas para o “hidrogênio verde” no Brasil e as oportunidades e desafios para o crescimento dessa fonte de energia em Minas Gerais.

“Precisamos analisar a viabilidade técnica e econômica para o desenvolvimento sustentável de toda a sua cadeia produtiva. Trata-se de mais uma alternativa para diversificação da nossa matriz energética, a partir de fonte limpa e renovável”, ressaltou o deputado Gil Pereira, que preside a comissão parlamentar especializada neste setor.

Produção

O “hidrogênio verde” (ou renovável) é produzido através da eletrólise da água, recorrendo-se a um processo eletroquímico que separa o hidrogênio do oxigênio. E, há alguns anos, começou a ser produzido com utilização das energias renováveis solar, eólica e hídrica. Com esse recurso, a eletricidade gerada a partir de fontes renováveis não apresenta, associadas à sua produção, emissões de poluentes e gases de efeito estufa. Assim, é 100% sustentável, portanto “verde”, mas também mais caro que o hidrogênio tradicional.

Embora a produção de hidrogênio não emita dióxido de carbono, a maior parte da sua produção hoje ainda não é limpa. Globalmente, cerca de 96% do hidrogênio é produzido a partir de combustíveis fósseis, por meio de um processo conhecido como reforma a vapor do metano. Mesmo grande parte dos 4% restantes, produzidos usando água e eletrolisadores, é alimentada por usinas a carvão e gás. Os números são semelhantes na Europa, que produz cerca de 10 milhões de toneladas de hidrogênio por ano (Fonte: Site Inovação Tecnológica).

Energia solar para o Cisrun

Outro Requerimento aprovado (9.563/21), também apresentado pelo presidente Gil Pereira, solicita à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) providências para implantação de energia solar em todas as bases do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun) – SAMU Macro Norte, visando à economia de recursos públicos e à sustentabilidade ambiental.

Biomassa / Lapa Grande

Gil Pereira apresentou também o Requerimento 9.566/21 para realização de audiência pública para debater as perspectivas para florestas plantadas no Estado (biomassa florestal), também visando à produção de energia.

Através do Requerimento 9.565/21, o deputado Gil Pereira solicitou ao Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) providências para preservação de propriedade localizada no município de Montes Claros, no Distrito de Nova Esperança, declarada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG) como Área de Proteção Ambiental (Apa), incluída no decreto de ampliação do Parque Estadual da Lapa Grande, a qual se encontra sob posse da Associação Estrela Brilhante.