Deputados formam Comitiva para tentar suspensão de anexação dos Cartórios em Minas

A anexação dos Cartórios nos vários distritos de Minas foi discutida e criticada durante Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na tarde desta terça-feira (03/09). Como resultado, foi aprovado requerimento com a finalidade de suspender as anexações que já estão em andamento. Os Deputados pretendem também formar uma comitiva, junto à representantes dos Cartórios, e irão mais uma vez ao Tribunal de Justiça, com intuito de sensibilizar tanto o TJMG quanto a Corregedoria Geral do Estado para que sejam revistas essas anexações 

A Reunião aconteceu atendendo o requerimento de quatro Deputados: Dep. Zé Reis (PSD), Dep. Alencar da Silveira (PDT), Dep. Duarte Bechir (PSD) e Dep. Marquinho Lemos (PT). 

Após discussão no Tribunal de Justiça de Minas e na Corregedoria Geral, foi vez de lutar contra a anexação dos Cartórios dentro da Assembleia Legislativa. “Defender a permanência dos Cartórios em Minas, ao lado de meus colegas deputados, e trazer essa luta para dentro da Casa Legislativa do Estado é um ato simbólico, poderoso e mais uma forma de dar voz a essa luta”, acrescentou Zé Reis.

Na ocasião, os deputados pontuaram que a decisão da Corregedoria de anexar os cartórios dos pequenos municípios traz diversas complicações em um estado como Minas Gerais, tão extenso territorialmente. O acesso às sedes Comarcas seria bastante debilitado devido à distância dos distritos  gastos financeiros de transporte, alimentação e eventual hospedagem. Dessa forma, o Estado estaria se distanciando do cidadão.

A representante dos cartórios, Fernanda Murta Ribeiro, convidada para Audiência, defendeu que essa decisão ainda pode ser reiterada: “Essa anexação provisória pode sim ser tirada de efeito. Toda extinção precisa passar pela legislação e essa é a casa que legisla” 

A Audiência Pública, contou com a participação de vários prefeitos, vereadores, cartorários e cidadãos que estiveram presentes e ressaltaram a satisfação em ver os deputados lutando pelos interesses dos pequenos distritos de Minas, e enfatizaram as inúmeras formas em que estariam prejudicados caso os cartórios sejam anexados.