Deputados mineiros irão propor medidas para amenizar impactos da “Onda Roxa” no comércio

Deputados Mineiros estão criando um pacote de medidas que amenizem os impactos e o sofrimento dos comerciantes e empresários com as consequências da “Onda Roxa” em Minas Gerais. Para isso, farão uma série de Audiências Públicas a fim de ouvir o clamor daqueles que sofrem com as medidas impostas, como comerciantes, empresários e pessoas que ficaram desempregadas após as medidas. O anúncio é do deputado estadual Cássio Soares, líder do Bloco “Minas São Muitas”, que esteve reunido durante toda a manhã e tarde desta segunda-feira, 12 de abril, com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus.

Diante da pandemia e da situação que o país e o estado vivem com aumento de casos de pessoas infectadas pelo COVID- 19, além da superlotação das unidades de saúde, da falta de medicamentos e equipamentos, Minas Gerais criou uma nova onda no Minas Consciente, plano para contenção do vírus em Minas. A “Onda Roxa” foi instalada no início do último mês de março a fim de controlar as infecções e consequentemente impôs o fechamento do comércio nas cidades mineiras, o que impactou inúmeros comerciantes.

Nesse sentido, os deputados da ALMG irão propor medidas que amenizem os prejuízos causados aos comerciantes, que serão anunciadas após a realização de Audiência Pública virtual, com esse tema, para discutir a “Onda Roxa” e a “Onda Vermelha” do Minas Consciente, os prejuízos que elas causam aos empresários mineiros e como é possível amenizar os impactos. Uma série de encontros online será marcada durante a semana. Para a região sudoeste do Estado, a reunião será na próxima quinta-feira, às 14h.

“É preocupante manter o comércio fechado, assim como todos os outros setores atingidos por essa imposição do Governo de Minas, em virtude do alto número de casos e mortes no estado, mas se essa é a única saída, que seja dada contrapartida para essas pessoas que estão sofrendo as consequências das medidas. Essa conta não é deles”, afirmou Cássio Soares.

MEDIDAS

Segundo o deputado, os parlamentares vão discutir os mecanismos para poder amenizar os prejuízos; analisar os números que determinam o Minas Consciente e, sobretudo, conversar com os comerciantes e trabalhadores do segmento a fim de colher sugestões para que a Assembleia Legislativa possa propor e votar projetos para adiar pagamento de impostos estaduais, parcelar dívidas e trazer incentivos para todos que sofrem os impactos dos fechamentos de seus estabelecimentos.

Ainda de acordo com Cássio, antes de tomar qualquer atitude, os deputados vão ouvir quem mais sofre, que são os comerciantes, empresários, e pessoas que perderam o emprego nesta pandemia.