Mesmo com mobilização, diretor do Senado alerta para risco real de racionamento de energia

O presidente do PSD-MG, diretor jurídico da presidência do Senado Alexandre Silveira, vai se reunir nesta quarta-feira (1°), às 11h, com a secretária executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Fátima e com o presidentes de Furnas, Clovis Torres, e da Eletrobrás, Rodrigo Limp, para tratar da crise hídrica atravessada pelo Brasil.

Em entrevista à repórter Edilene Lopes, da Itatiaia, nesta terça-feira (31), Silveira admitiu que é real o risco de haver racionamento de energia e afirmou que participará do encontro para estar inteirado da exata dimensão da crise hídrica.

“A crise reocupa a todos nós. É um momento muito sensível, a crise é evidente. Mas, a consequência dessa crise e da falta de planejamento nos leva à preocupação de uma possível crise energética grave. Estarei na reunião a fim de compreender melhor qual a verdadeira dimensão dos riscos de uma crise e o que pode ser feito para minimizar os impactos”, disse.

Na sequência, Alexandre disse que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está muito apreensivo com a crise e que as demais autoridades envolvidas na acreditam fortemente no racionamento. O diretor também afirmou que o aumento das tarifas para a população chegou ao limite do que ela pode pagar.

“O presidente Rodrigo [Pacheco] está muito preocupado. Há uma grande angústia com qualquer possibilidade de racionamento nacional e há uma especial preocupação com a questão de Furnas, que já vem caindo muito em seu reservatório. Queremos uma posição clara do Ministério de Minas e Energia. Esse risco é real. Por mais que a gente veja todo o trabalho sendo feito para evitar o racionamento, há esse risco na visão de todos nós que estamos acompanhando o dia a dia, da baixa dos reservatórios, do aumento das tarifas, chegando quase ao limite, pra não dizer que passou, do que pode pagar a população”.