Mulheres já são maioria entre os empreendedores no Brasil

Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, a tendência de valorização das mulheres vem sendo observada também no mundo do empreendedorismo. “O movimento de empoderamento feminino é crescente há alguns anos e em várias esferas, seja na política, na iniciativa privada e, claro, à frente dos negócios. Elas empreendem para gerar renda e também atender às próprias demandas”, afirma Guilherme Afif.

Essa constatação é confirmada pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), segundo a qual desde 2016 as mulheres chefiam a maioria (51,5%) dos novos negócios no país.

E não faltam exemplos. São casos como o de Débora Cronemberger, que se agarrou à paixão por joias e transformou o desemprego em oportunidade de negócios, em Brasília (DF). Outro case de sucesso é Ana Carolina Souza, que ganhou da mãe, aos 15 anos, a maleta de manicure que seria o pontapé do próprio salão de beleza, em Caculé (BA). Por sua vez, Sarah Trevisan viu no delivery de comida japonesa a chance de atender à demanda de consumidores de Altamira (PA) e conciliar a vida profissional com os cuidados da filha de dois anos. Débora, Ana e Sarah são o retrato da mulher empreendedora brasileira, segundo o Sebrae.

A pesquisa GEM 2016 constatou também que as mulheres abrem uma empresa mais por necessidade do que os homens. Entre os novos empresários, 48% delas iniciam a atividade empresarial porque precisam complementar a renda ou se buscam recolocação no mercado de trabalho. Já entre os homens, esse número cai para 37%.

Segundo a pesquisa Donos de Negócio no Brasil, análise de gênero (que utiliza dados da Pnad/IBGE de 2016) o número de brasileiras empresárias cresceu 34% entre 2001 e 2014, enquanto o aumento de homens nesta situação, no mesmo período, foi de 14%. Elas empreendem mais em casa (35%), são mais qualificadas que os homens empresários e dedicam menos tempo ao negócio (34 horas semanais, enquanto os homens trabalham 42 horas por semana).

Debate ao vivo

Para homenagear mulheres como Débora, Ana Carolina e Sarah, que participaram da campanha #SouEmpreendedora nas mídias sociais, o Sebrae vai promover um bate-papo ao vivo pelo Facebook da instituição no Dia Internacional da Mulher (8 de março), às 17h. Sob o comando da jornalista e empresária Millena Lopes, empreendedoras de diferentes setores vão debater os desafios da mulher à frente dos negócios. A conversa poderá ser acompanhada no link https://www.facebook.com/sebrae/