Obra em BH aumenta segurança no Anel Rodoviário

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), entregou esta semana a nova área de escape no Anel Rodoviário da cidade. A obra foi concluída após nove meses de trabalho e investimento de R$ 3,5 milhões com recursos do município. “Traz mais segurança ao Anel Rodoviário, uma área muito perigosa”, disse o prefeito durante coletiva de imprensa.

A área de escape do Anel Rodoviário é a primeira obra desse tipo construída por iniciativa do poder público no Brasil. “São sete áreas de escape implantadas no Brasil, e nós fomos os primeiros a fazer uma área de escape com recursos próprios do município. Tanto o projeto quanto a execução foram realizados pela Prefeitura de Belo Horizonte. Foi um trabalho imenso e nós estamos muito orgulhosos de ter entregue essa obra. Nós temos a absoluta certeza que vai ajudar bastante no problema do Anel Rodoviário. Se salvarmos uma vida, a obra valeu a pena”, afirmou o Superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho.

A necessidade de reduzir os acidentes graves que vinham ocorrendo no Anel Rodoviário fez a Prefeitura da capital mineira assumir a responsabilidade de executar as obras, como uma medida para aumentar a segurança na via. Segundo dados do Comando de Policiamento Rodoviário, mais de 270 acidentes foram registrados entre janeiro e junho deste ano. Foram feitas obras de drenagem, estruturas de concreto, pavimentação, sinalização, iluminação e obras complementares.

O Anel Rodoviário é uma área de responsabilidade do Governo Federal. Em agosto do ano passado, um convênio assinado com o DNIT autorizou a Prefeitura a conduzir a contratação e a execução do projeto.

O superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte, André Dantas, destacou a importância desse tipo de obra para evitar acidentes no Anel Rodoviário. “Tenho convicção que neste momento estamos ofertando uma infraestrutura capaz de reduzir o risco de acidentes. É muito importante dizer isso. Acidentes acontecem porque há uma combinação de fatores, o usuário, a infraestrutura e o veículo, e nós estamos fazendo a nossa parte, oferecendo uma infraestrutura extremamente segura em nível internacional”.