Programa oferece internet e formação tecnológica para comunidades

Para estimular a geração de empregos, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) investe no Programa de Inclusão Digital de Belo Horizonte, voltado para a formação em Tecnologia da Informação. O projeto vai levar internet gratuita para todas as comunidades e conjuntos habitacionais da capital de Minas Gerais, beneficiando cerca de 370 mil moradores. Desse total, 45 mil são estudantes da rede municipal de ensino.

Gerenciado pela Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel), o programa terá investimento de R$ 44,6 milhões. “Inclusão digital não é mais um problema de conforto. Inclusão digital é um problema de necessidade, uma necessidade muito importante no mundo moderno. Estamos falando em escola, em saúde e em transporte”, destacou o prefeito, que lançou o projeto na última quinta-feira (2).

A implantação já começou e deve acontecer até o fim de 2022, com a expansão de 735 quilômetros de redes de fibra óptica e a instalação de 2,1 mil novos pontos de Wi-Fi gratuito em 218 vilas e favelas. Ainda estão sendo implantados nove centros de referência em inclusão digital, um em cada regional da cidade. Além disso, serão oferecidas 15.790 novas vagas em cursos de formação e capacitação. A Vila do Índio foi a primeira comunidade a receber o projeto.

O programa também prevê a doação de computadores ou dispositivos móveis para os domicílios que não possuem acesso à internet. Segundo o presidente da Prodabel, Leandro Garcia, são computadores ou tablets doados para a Prefeitura que estão sendo recondicionados pela equipe da Diretoria de Inclusão Digital. “Vamos expandir a infraestrutura de Wi-Fi gratuito e ainda levar o ensino de programação para toda a rede municipal de ensino, além de formar profissionais qualificados para o crescente mercado de Tecnologia da Informação”, acrescentou Garcia.