Os prefeitos pessedistas de Belo Horizonte, Alexandre Kalil; de Santa Luzia, Christiano Xavier; e de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, todas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), decretaram que a população deverá sair às ruas, quando preciso, fazendo uso de máscara. A medida é mais uma forma de conter a disseminação do Covid-19, além de todas as demais recomendações previstas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em Pedro Leopoldo, a portaria determina que funcionários de estabelecimentos, prestadores de serviço e servidores públicos devem fazer uso de máscara, além disso, estabelecimentos não devem permitir a entrada de clientes que não estejam utilizando o item.
Em Santa Luzia, quem estiver sem o equipamento não vai poder usar o transporte coletivo ou entrar em comércios e bancos. Profissionais que fazem entregas em domicílio, taxistas, motoristas de aplicativo, mototaxistas e funcionários da prefeitura também devem usar máscara.
Já na capital, o prefeito anunciou, nesta terça-feira, que a partir da próxima semana a população só poderá acessar os espaços públicos com o uso de máscara. A ação faz parte de um decreto que deve ser publicado na próxima sexta-feira (17) com novas medidas de enfrentamento ao coronavírus.