Com 36% das intenções de voto na pesquisa espontânea e 54% na estimulada, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), lidera a disputa pela Prefeitura da capital mineira, há menos de quatro meses para o primeiro turno das eleições, marcado para o dia 15 de novembro. Os números são da Quaest Consultoria e Pesquisa.
Na pesquisa espontânea, na qual nenhum nome de pré-candidato é apresentado aos entrevistados, o segundo colocado aparece com apenas 1% das intenções de voto. Os demais candidatos, juntos, somam 2%, enquanto 43% dos entrevistados se mostraram indecisos. Outros 18% responderam que não votariam em ninguém ou votariam em branco ou nulo.
Na resposta estimulada, na qual o pesquisador apresenta os nomes dos pré-candidatos, Kalil soma mais da metade das intenções de voto, o que configuraria a reeleição no primeiro turno. O segundo colocado aparece com 8%. Nilmário Miranda (PT), o deputado estadual Bruno Engler (PRTB) e Áurea Carolina (PSOL) aparecem empatados, com 2%. Os demais candidatos ficaram com 0%. Do total de entrevistados, 15% não sabem ou não responderam em quem votariam; e 8% não pretendem votar em ninguém ou votariam em branco ou nulo.
A pesquisa realizada pela Quaest entrevistou 600 pessoas na capital mineira, entre os dias 14 e 18 de julho. A margem de erro é de 4%, para mais ou para menos. Vale lembrar que são levadas em conta as pré-candidaturas, já que ainda não houve as convenções que homologarão os nomes das diversas legendas. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 05654/2020, em 14 de julho.