Reivindicação histórica regional em razão da insegurança para as pessoas que usam diariamente os trechos das rodovias (BRs 135 e 251) e dos entraves provocados ao desenvolvimento econômico, a conclusão do Anel Rodoviário Norte de Montes Claros se tornará realidade. Uma conquista não somente para os montes-clarenses, mas para todos os norte-mineiros, graças à antiga luta parlamentar travada pelo deputado Gil Pereira para conclusiva execução das obras do projeto. Está em andamento a pavimentação das vias laterais do Anel Sul e também será construído o Anel Leste.
“Momento de muita satisfação, ao ver o compromisso virando realidade e que conseguiram negociar com a ECO 135, concessionária da BR, que pagará e executará as esperadas as obras (R$ 130 milhões). Sonho de três décadas da população de Montes Claros, que é o segundo entroncamento rodoviário do país. Todos os dias o trecho, segundo entrocamento rodoviário do país, recebe milhares de veículos de carga, que viajam do Centro/Sul para o Nordeste/Norte, percorrendo a BR-135, a BR-365 (liga ao Triângulo Mineiro) e a BR-251 (liga à BR-116/Rio-Bahia)”, declarou Gil Pereira.
Foram diversas audiências públicas, idas aos setores públicos responsáveis e cobranças reiteradas, desde 2007, período em que houve obstáculos variados. “Teremos melhores condições de tráfego em breve, segurança e qualidade de vida para a comunidade, além dos reflexos econômicos positivos para o Estado e o país”, salientou Gil Pereira.
Fluxo de caminhões
Também durante audiência conjunta promovida na Assembleia (04/04/19), pelas comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, Gil Pereira cobrou a conclusão do Anel Rodoviário Montes Claros, além da redução do alto valor do pedágio na BR-135, considerando-o inadequado quando comparado a outras tarifas praticadas no Brasil.
O término do Anel de Montes Claros evitará transtornos e acidentes, pois, segundo o DER-MG, passam pelo local mais de 10 mil carros e caminhões por dia. Além de melhorar o trânsito, eliminará o fluxo de carretas e caminhões dentro da cidade e proporcionará a implantação de novos distritos industriais. “Trata-se de obra fundamental, pois servirá ao novo Distrito Industrial, onde está sendo implantada a Eurofarma, com 244 mil m², o maior empreendimento privado no país atualmente (R$ 680 milhões). Gerará 1.200 empregos na implantação e 600 empregos na operação da indústria, quando concluída”, destacou Gil Pereira.