O Norte de Minas Gerais poderá habilitar 78 leitos permanentes de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo 68 para atendimento de adultos e 10 pediátricos. Oito hospitais da macrorregião norte-mineira serão beneficiados com a efetivação, tendo prazo até 19 de fevereiro para fazer tal solicitação ao Ministério da Saúde.
O deputado Gil Pereira destacou: “Tratam-se de leitos criados em 2021 para atender ao grande volume de pacientes em tratamento por covid-19”.
“Importantes cidades norte-mineiras, como Montes Claros, Pirapora, Janaúba, Salinas e Taiobeiras, tiveram ampliada a capacidade de atendimento das suas UTIs em razão da pandemia. Enxergamos, então, a necessidade e a oportunidade de manter tais leitos na nossa região de forma definitiva, após a crise sanitária, e fomos em busca de assegurar esta medida”, completou Gil Pereira.
Solicitação atendida
Em setembro de 2021, o deputado Gil Pereira solicitou a continuidade dos leitos de UTI em Minas Gerais, durante reunião com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, solicitação que agora foi atendida.
“Agradeço ao secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, e ao senador Alexandre Silveira (PSD/MG), que também participaram deste encontro, para reforçar a importância da ampliação da capacidade de atendimento hospitalar do Norte de MG, contribuindo para a redução do déficit de leitos”, ressaltou o deputado.
Instituições contempladas
Os hospitais de Montes Claros aptos a habilitar novas UTIs são: Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro (22 leitos de UTI para adultos e 10 pediátricos); Hospital Aroldo Tourinho (5 leitos); Hospital Universitário Clemente de Faria / HUCF (3); e Hospital Dilson Godinho (2 leitos).
Nos municípios-polo de Janaúba, Pirapora, Taiobeiras e Salinas, a previsão é de 36 novos leitos de UTI para atendimento de adultos, sendo nove por instituição: Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana (Salinas); Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire (Pirapora); Hospital Santo Antônio (Taiobeiras); e o Hospital Regional de Janaúba.