O escritor e economista Fuad Noman, de 74 anos, tomou posse como prefeito de Belo Horizonte. Fuad, que é presidente do PSD-BH, foi eleito vice de Alexandre Kalil, nas eleições de 2020, e assume o cargo após a renúncia do títular que anunciou sua pré-candidatura no período previsto na legislação eleitoral.
A cerimônia, que aconteceu na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e contou com a presença de centenas de lideranças e autoridades, dentre elas o presidente do PSD-MG, senador Alexandre Silveira MG. Fuad assumirá o mandato até 31 de dezembro de 2024.
Quem é Fuad Noman
Nascido em 1947, em Belo Horizonte, Fuad Noman é escritor, bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub) e pós-graduado em Programação Econômica e Execução Orçamentária. É casado, pai de dois filhos, avô de quatro netos e autor dos romances “Cobiça” e “O Amargo e o Doce”. Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) ingressou no serviço público como funcionário de carreira do Banco Central do Brasil. Trabalhou no Tesouro Nacional, foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, diretor do Banco do Brasil e presidente da BrasilPrev. Foi, também, consultor do Fundo Monetário Internacional para o governo de Cabo Verde.
Foi secretário de Estado de Fazenda do Governo de Minas, entre 2003 e 2007; e secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, entre 2007 e 2010. Também foi secretário extraordinário da Copa do Mundo e presidente da Gasmig.
Na Prefeitura de Belo Horizonte, foi nomeado, pelo prefeito Alexandre Kalil, secretário municipal de Fazenda, ao longo do primeiro mandato, de 2017 a 2020, ano em que foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte.
Assista ao vídeo com a íntegra da reunião.
Imagem: Rodrigo Clemente- Assessoria PBH