‘A guerra continua’, afirma Kalil sobre covid-19

Apesar do avanço da vacinação contra a covid-19 e do controle da doença em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) fez questão de lembrar nesta quarta-feira (10) que a “guerra” contra o coronavírus ainda não acabou. Durante entrevista coletiva em que anunciou o cronograma de pagamento do auxílio emergencial na capital mineira, Kalil fez um alerta aos moradores para que continuem tomando todos os cuidados sanitários. “A guerra continua, está arrefecendo, mas continua. Nós só vamos voltar ao normal se a população continuar como ela está, tendo juízo, usando máscara, tentando higienizar as mãos e se separando o máximo possível. Brevemente, vamos chegar ao fim disso tudo”, afirmou o prefeito.

Dados divulgados pela Prefeitura registram que a taxa de ocupação dos leitos de UTI para covid-19 na cidade é de 50,8%. Para leitos de enfermaria, 49,9%. O índice de transmissão da doença é de 0,96. Isso significa que cada 100 pessoas transmitem o vírus para outras 96, o que representa um quadro de estabilidade.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, a doença matou 6.952 pessoas na capital de Minas Gerais. Os casos confirmados no município somam 289.895. Desse total, 281.798 pacientes já se recuperaram. Ainda de acordo com a administração municipal, dos 2.199.135 habitantes com mais de 12 anos de idade, 66,3% já receberam duas doses de imunizantes ou dose única.