O senador Antonio Anastasia (PSD-MG) relatou na tribuna do Senado, nesta quarta-feira (10) viagem que fez ao Azerbaijão, na qual discutiu a possibilidade de o Brasil participar de ações de recuperação e reconstrução por meio de cooperação nas áreas agrícola, científica e educacional do território de Nagorno-Karabakh, recém-incorporado ao país da Ásia Central, depois de anos de conflito com a Armênia.
“É uma nação amiga, que pretende ter a cooperação e o apoio do Brasil, o que também é a oportunidade para a consolidação do processo de paz”, disse o senador do PSD. Além disto, ele lembrou que a cooperação “permitirá, de fato, que o Brasil tenha uma posição geopolítica mais presente naquela região, uma alternativa interessante para as nossas empresas e nossas universidades”.
Anastasia explicou que o Brasil chegou a participar, na década de 1990, de uma tentativa de solução pacífica do conflito entre o Azerbaijão e a Armênia, promovida pela Organização das Nações Unidas. Ele contou que a viagem ao Azerbaijão ocorreu depois de um convite do governo daquele país, sem qualquer custo para o Senado.