Vittorio Medioli, do PSD, foi reeleito já no primeiro turno da votação com 76,34% dos votos para a Prefeitura de Betim. A cidade, que integra a região metropolitana de Belo Horizonte, é a quinta mais populosa de Minas Gerais e um de seus principais polos econômicos, concentrando indústrias de grande porte como a Fiat. Medioli atribuiu sua expressiva vitória eleitoral ao trabalho realizado em sua atual gestão, na qual enfrentou muitas dificuldades para equilibrar as contas.
Empresário, Vittorio Medioli tem 69 anos, é casado e cursou Direito e Filosofia. Nascido em Parma, na Itália, Medioli se mudou para o Brasil em 1976 e é naturalizado brasileiro desde 1981. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1991 e teve mandato até 2007. Em 2016, foi eleito prefeito de Betim.
O empresário é fundador da Sempre Editora, que publica os jornais “O Tempo”, “Super Notícia”, e “Pampulha”. Ele também preside o grupo Sada, que tem mais de 30 empresas e está presente nos segmentos de transporte rodoviário de cargas, logística, siderurgia, fabricação de autopeças, comercialização de veículos, imobiliário, agrícola, silvicultura e reflorestamento, além de produção de etanol.
O município de Betim tem quase 445 mil habitantes e 274 mil eleitores e um dos desafios a serem enfrentados por Medioli em sua nova gestão é a queda na arrecadação de impostos. Conhecida por sua vocação industrial, o município de Betim vem sofrendo com o processo de desindustrialização do País. A cidade também enfrenta problemas de infraestrutura. Um dos que mais estressam os moradores é o trânsito, com excesso de carros em ruas estreitas. Para piorar a situação, a linha férrea corta a cidade. A situação é difícil também para quem depende do transporte público. Os usuários se queixam da qualidade e da quantidade dos ônibus.