O deputado estadual Cássio Soares esteve, na manhã da última segunda-feira, 1º de março, com o Senador Carlos Viana, buscando apoio para a construção de laboratórios no IFMG Campus Avançado Piumhi e para o crescimento das atividades do local, com a mudança de “campus avançado” para “campus”, a fim de torná-lo mais autônomo e propiciar maior capacidade para ações relacionadas à educação.
Na busca pelo apoio, Cássio foi acompanhado pelo prefeito da cidade, Dr. Paulo César Vaz; do diretor do IFMG de Piumhi, professor Humberto Melo; do vereador José Antônio Camargo Júnior (Júnior Boi) e do presidente do PSD, ex-vereador Antônio Fernando Gomes (Fernando Detetive). Além dos prefeitos Geovanio Macedo (Pimenta), Onesio Andrade (São Roque de Minas) e Samuel Alves de Matos (Vargem Bonita), que ressaltaram os benefícios que as mudanças podem trazer, a longo prazo, para a região.
“A educação é uma das prioridades no meu trabalho, pois acredito que é o melhor caminho para as nossas crianças e jovens, na construção de um futuro melhor. Por isso, continuarei caminhando ao lado dos prefeitos e de cada um que, assim como eu, se preocupa com uma educação de qualidade. Juntos, iremos trabalhar por essas e outras melhorias necessárias ao Instituto”, afirmou o deputado.
Com a alteração do modelo de “campus avançado” para “campus”, o Instituto passa a ter maior autonomia, possibilitando a expansão do quadro de professores, assim como a introdução de possíveis novos cursos, contribuindo para a formação de mais profissionais e, consequentemente, do aumento de mão de obra qualificada, que pode somar para o crescimento regional.
“Essa mudança permite que o campus evolua do cenário de 20 docentes e 13 técnicos administrativos, para a posição de 70 docentes e 45 técnicos administrativos. A pleiteada alteração poderá contribuir muito para o desenvolvimento socioeconômico da região, além de possibilitar a oferta de uma cartela variada de cursos”, explicou o diretor do campus avançado.
História
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) foi criado em 2008, com a sanção da Lei nº 11.892 que instituiu, no Sistema Federal de Ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Sua criação se deu mediante a integração dos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica de Ouro Preto e Bambuí, da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista e das Unidades de Educação Descentralizadas de Formiga e Congonhas, as quais, por força da Lei, passaram, de forma automática, à condição de câmpus da nova instituição.
O Campus Avançado de Piumhi iniciou as atividades no segundo semestre de 2014, no imóvel doado pelo empresário Otacílio Gonçalves Tomé (o saudoso Tatá Tomé), com o objetivo de perenizar o ensino superior federal na cidade. As primeiras turmas formadas foram de Bacharelado em Engenharia Civil e do Curso Técnico em Edificações.
“Tive o prazer de conviver e de aprender muito com o Tatá Tomé, que foi um homem público de uma história ímpar, apaixonado pela nossa ‘Cidade Carinho’ e grande incentivador do ensino público de qualidade. Vou continuar seguindo os seus ensinamentos e honrando o legado que ele deixou para o povo de toda a região”, garantiu o deputado Cássio Soares.