O presidente do PSD Minas Gerais, deputado federal Diego Andrade, seguiu para Brasília, na manhã desta quarta-feira (9), junto ao prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier, e os vereadores Ivo Melo, Márcio Ferreira, José Cláudio, Paulo Henrique Bigodinho e Wagner Pereira com o objetivo de homologar o decreto de Situação de Emergência em razão dos danos ocasionados pelas fortes chuvas que ocorreram no final de 2018 na cidade.
A comitiva terá uma reunião com o Secretário Nacional de Proteção da Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, ainda na tarde de hoje. Segundo o chefe do Executivo Luziense, o prejuízo soma aproximadamente R$ 15 milhões.
O decreto deverá ser reconhecido pela União, a fim de que recursos federais sejam alocados para o município. Uma vez reconhecida a emergência, o Governo também define o montante de recursos que destinará à Santa Luzia.
Com registro de casas desabadas, famílias desalojadas e muitos prejuízos ocasionados na cidade, os recursos são fundamentais para reconstrução do município, que já passava anteriormente por uma grave crise financeira, piorada pela falta de repasses do Governo do Estado.