O deputado estadual Duarte Bechir, apresentou, na última sexta-feira (10), o Projeto de Lei 1.824/ 2020 à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que propõe o pagamento de adicional de insalubridade no percentual de 40% incidente sobre o salário base dos profissionais: auxiliares e técnicos de enfermagem, e enfermeiros do Sistema Estadual de Saúde.
Especialmente durante a crise causada pela pandemia do Covid-19, esses profissionais têm enfrentado diversas dificuldades no exercício de suas atividades. “Eles vem correndo risco, em níveis elevados, de serem contaminados e de se tornarem agentes disseminadores do Coronavírus, devido à constante exposição em seus ambientes de trabalho, aliado à precariedade no fornecimento de equipamentos de segurança de trabalho”, afirma o parlamentar.
O deputado afirma ainda que “é injusto valor de remuneração dispensado à enfermagem ao longo dos anos, de forma que essa proposição não pretende buscar a devida valorização da classe, mas apenas garantir aos profissionais uma parcela da contraprestação financeira a que eles têm direito, em razão do exercício de tão nobre profissão”.