Com 100% das urnas apuradas, a reeleição de Alexandre Kalil, candidato do PSD à Prefeitura de Belo Horizonte, foi confirmada no final da noite de domingo. Ele teve 63,36% dos votos, como já indicavam as pesquisas. Ele comemorou a vitória no primeiro turno das eleições, com 784.307 votos, ao atender jornalistas na praça Marília de Dirceu, em frente à sua casa, no bairro Lourdes, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. “É com alegria que recebo a notícia”, comemorou Kalil.
O prefeito agradeceu aos eleitores por terem ido às urnas mesmo com a pandemia e afirmou que, agora reeleito, poderá pensar na economia da cidade. “Temos medidas para o comércio e estão sendo estudadas. Como fui reeleito, posso começar a fazer isso de agora. Temos que entender que esta é a hora do comércio”.
Kalil enfrentou muitos problemas ao longo deste ano ao adotar e defender medidas rigorosas contra a pandemia do novo coronavírus. As medidas atingiram duramente os comerciantes e donos de restaurantes, que protestaram e promoveram manifestações contra as ações de isolamento.
O prefeito afirmou ainda que Belo Horizonte está em uma situação “confortável” na pandemia, mas que as medidas preventivas precisam continuar sendo tomadas. “Não há plano de fechamento da cidade. Obviamente, se vier uma onda arrasadora em BH, vou tomar as medidas que tiver que tomar”.
Sobre a demora para a divulgação do resultado, o prefeito brincou dizendo “estar acostumado a sofrer por 90 minutos com o Atlético, mas três horas é novidade.”