Excelente notícia para o setor que mais cresce nos municípios norte-mineiros, destaque na COP26, em Glasgow (Escócia)! O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) oferecerá, no próximo ano, 800 vagas presenciais em cursos gratuitos de qualificação profissional em energias renováveis e eficiência energética, em Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Teófilo Otoni.
A partir da linha de fomento via Bolsa Formação e Pronatec (R$ 1,6 milhão), o Programa EnergIF abrangerá, por exemplo, as energias solar fotovoltaica e eólica, além dos biocombustíveis, capacitando eletricistas de sistemas de renováveis. Os editais de seleção das equipes responsáveis e dos participantes serão publicados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).
Empregos e economia na conta de luz
“Orgulho de tanto ter contribuído para o desenvolvimento do setor, que representa solução para a crise hídrica e a mudança climática, através da luta parlamentar que iniciei em 2011. Apesar da crise, a energia solar crescerá 2.000% este ano no Estado, superando 1,3 GW em potência até outubro (geração distribuída – GD)”, ressaltou o deputado Gil Pereira, que preside a Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, da ALMG.
“Desde 2012, o setor gerou mais de 34 mil empregos e cerca de R$ 1,2 bilhão em tributos aos municípios mineiros para aplicação em saúde, educação e asfalto, além de energia limpa e economia para o bolso do consumidor”, informou Gil Pereira, ao salientar a “importância de o IFNMG ter atendido à demanda por capacitação profissional para a área”.
Na geração centralizada (GC), grandes usinas em implantação somam mais de 3 GW, como as de Janaúba, Jaíba, Pirapora e Francisco Sá. “Com aportes, sobretudo no Norte de Minas, mantivemos a liderança nacional, graças à eficácia e continuidade da política de incentivo que iniciei há uma década, com a inovação nas leis estaduais”, explicou o deputado Gil Pereira.
Mercado em ascensão
Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rony Enderson, o IFNMG tem trabalhado arduamente para atender às exigências da sociedade que busca profissionais capazes de atuarem em um mercado emergente.
“As energias renováveis surgem como relevante opção para a mitigação da crise energética contemporânea. Dessa forma, a oferta do curso possibilitará qualificação laboral local e gratuita, capacitando profissionais para atuação em um campo de trabalho que se encontra em ascensão global”, destacou o pró-reitor.