“Solicitei urgência na liberação dos recursos das duas emendas de minha autoria para investimento e custeio na Instituição, que tem reconhecimento mundial, sob coordenação do superintendente, Maurício Sérgio. O assessor do secretário de Estado da Saúde, Ibiraty Martins (Bira) garantiu prioridade à solicitação, devido à sua importância regional. Vamos juntos vencer esse difícil momento”, declarou o deputado Gil Pereira, após reunião realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (11/05/21).
Referência em média e alta complexidade para 86 cidades da região, a Santa Casa realiza mais de 100 mil procedimentos de saúde por mês, 80% dos quais através do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo população estimada de 2 milhões de pessoas do Norte de Minas Gerais, dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do Sudoeste da Bahia.
150 anos
No ano em que completa 150 anos, a Santa Casa de Montes Claros foi reconhecida como um dos melhores hospitais do mundo pela revista americana Newsweek, por meio de ranking que divulga anualmente, o “World’s Best Hospitals 2021” (em tradução livre: Melhores Hospitais do Mundo 2021). O ranking, divulgado no último mês de março, posiciona o maior hospital do Norte de MG na 30ª colocação – ranking brasileiro.
Para o superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva, receber a premiação é motivo de grande honra para o hospital. “Ser reconhecido entre os melhores hospitais do mundo por pesquisa feita por grupos qualificados, empresas renomadas e com critérios rigorosos, classificando a Instituição finlantrópica em patamar de extrema excelência, deixa-nos muito felizes, porque mostra o quanto estamos no caminho certo e que vale a pena todo o esforço, dedicação e trabalho da nossa equipe, o que motiva ainda mais o corpo clínico e os colaboradores”, salientou ele.
A pesquisa de uma das mais renomadas publicações internacionais é feita a partir da apuração com especialistas, pacientes, indicadores da área e tecnologia de ponta. Na edição da premiação em 2021, foram reconhecidas instituições médicas em 25 países: Brasil, EUA, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Suíça, Coréia do Sul, Japão, Cingapura, Austrália, Israel, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Tailândia, Itália, Índia, Espanha, México, Polônia, Áustria, Bélgica e Holanda.
Orgulho para região Norte e toda Minas Gerais
Com o reconhecimento, embora não sediada em uma capital, a Santa Casa consolida-se na mesma lista em que estão incluídos hospitais de referência como Israelita Albert Einstein (SP), Moinhos de Vento (RS) e Sírio-Libanês (SP), que figuram respectivamente em 1º, 2º e 3º lugares do Brasil.
“Não poderia deixar de agradecer também ao arcebispo de Montes Claros, dom Justino, ao nosso provedor, Gilson Caldeira, à nossa Irmandade, aos membros que a compõem e ao Conselho Fiscal, que confiam no nosso trabalho, em busca do melhor atendimento à população”, destacou o superintendente.
O maior hospital do Norte de MG realiza mais de 1,5 milhão de atendimentos médicos por ano, com predominância de atendimento a pacientes SUS, contando com mais de 1.800 colaboradores que compõem seu corpo laboral e clínico.