O Governo Federal anunciou investimento de R$ 1 bilhão para a extensão do metrô de Belo Horizonte. A proposta é a construção da linha 2, que vai ligar os bairros Calafate/Nova Suíça, na região oeste de BH, ao Barreiro, e de ampliação da linha 1, em Contagem, na região metropolitana. Além disso, a União também se comprometeu a destinar R$ 3 bilhões para outras obras de infraestrutura pelo Estado.
O anúncio foi feito pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, nesta quinta-feira, durante reunião com a bancada mineira da Câmara Federal, liderada pelo presidente do PSD-MG, deputado Diego Andrade.
“Nessa reunião foi solicitada verba de contrapartida da renovação da concessão das 3 ferrovias em Minas Gerais para a construção da linha 2 do metrô, Calafate/ Barreiro e a linha Eldorado/Novo Eldorado em Contagem, no total de 1 bilhão de reais, sem prejuízo dos novos investimentos ferroviários, num total de 3 bilhões de reais, que serão executados pelas concessionárias. O pleito foi aceito pelo ministro Tarcísio que trabalhará para incluir no contrato das concessões, que poderá ser assinado até o final deste ano. Sem dúvida uma importante conquista para todos os mineiros, que só está sendo atendida devido ao trabalhado em conjunto de toda bancada”, afirmou Andrade.