Sensibilizado pela difícil situação vivida pela população de Manaus, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), autorizou na quarta-feira (3) a oferta de 18 leitos de UTI para pacientes de covid-19 vindos da capital amazonense. A transferência foi um pedido do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, e os pacientes serão transferidos para os leitos de UTI dedicados a tratar outras doenças, e não a covid-19. Mesmo assim, todos vão passar por testes para detectar o vírus ainda no aeroporto.
Já em BH, eles ainda ficarão em quarentena, em uma área devidamente isolada dentro do hospital. Aviões da Força Aérea Brasileira serão mobilizados para realizar as transferências.
No mês passado o prefeito Alexandre Kalil já havia colocado os leitos de UTI da rede de BH à disposição para receber bebês vindos do Amazonas. Na ocasião, Kalil publicou em seu perfil no Twitter um anúncio de que as vagas estariam disponíveis para receber as crianças. “Estou perplexo e indignado. Que país é esse?”, completou Kalil, à época.