Lavras: gestão do PSD investe em educação conectada

Localizada no sul de Minas Gerais, com pouco mais de 100 mil habitantes, Lavras pode ser uma pacata cidade do interior mineiro, mas está de olho no futuro. Consciente de que a evolução tecnológica vai exigir profissionais cada vez mais capacitados para lidar com o mundo digital e as inovações, o prefeito José Cherem, do PSD, tem buscado alternativas e soluções para que os alunos da rede municipal de ensino tenham à disposição ferramentas e métodos de ensino que os ajudem a se preparar para esse novo cenário.

A Rede Municipal de Educação de Lavras foi reconhecida como um município piloto para o programa Política de Inovação Educação Conectada do governo federal, projeto inclusive de nome muito semelhante ao escolhido pelo governo municipal, e teve o Plano Local de Inovação, desenvolvido pela equipe da Secretaria de Educação, escolhido como modelo para o Ministério da Educação.

Devido ao trabalho desenvolvido nas escolas municipais, Lavras está entre as primeiras do Brasil a receber os equipamentos do governo federal para renovação e continuidade do Programa Educação Conect@da. A cidade foi contemplada em 2019 com 200 laptops educacionais, 18 projetores interativos, 100 carrinhos/armários de recarga com 20 laptops educacionais em cada unidade e mais um kit Escola Conectada com até 1.000 conexões simultâneas. Um investimento de quase R$ 5,4 milhões.

Lavras também é destaque no cenário nacional em Educação e Tecnologias. A cidade já atingiu a Meta 7 do Plano Nacional de Educação e já atende à quinta competência da Base Nacional Comum Curricular, que trata sobre a cultura digital, valorizando compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Para a gestão do prefeito José Cherem, “a geração digital traz novas demandas e desafios a educadores e gestores da Educação, que devem ser atendidas com novas respostas, que sejam rápidas, sustentáveis e estruturantes”. Com essa visão, Lavras e sua rede de educação despontam com pioneirismo na oferta, aos cidadãos, de uma educação que se destaca pela qualidade.