Aconteceu em Passos, no último sábado, 30 de abril, um encontro do Partido Social Democrático (PSD) para tratar sobre o desenvolvimento do Sul e Sudoeste Mineiro. A reunião contou com as presenças do presidente do PSD-MG, senador Alexandre Silveira; do deputado estadual Cássio Soares, líder do maior bloco da ALMG; e do ex-prefeito da capital Belo Horizonte, Alexandre Kalil.
O evento foi realizado no auditório da sede da AMEG (Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande). Com o objetivo de promover uma discussão saudável e democrática sobre as necessidades das cidades da região e propor soluções e melhorias para as mesmas, lideranças e representantes tiveram a oportunidade de se expressarem durante o encontro.
A situação de algumas estradas e rodovias da região como a BR-464, MG-050, MG-170 e MGC-491, foram debatidas. Assuntos como a importância das cotas 762 (Lago de Furnas) e 663 (Peixoto) também foram levantados; assim como a Ponte de Delfinópolis; a falta de professores e demais necessidades da unidade Passos da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), e outras pautas relevantes ao desenvolvimento das cidades do Sul e Sudoeste de Minas Gerais.
“É nas cidades que a vida das pessoas acontecem. É lá que estão os problemas na saúde, na educação, nas tantas estradas vicinais sem pavimentação. E quem sabe onde o ‘calo’ aperta, são os prefeitos, os secretários municipais, os vereadores, os representantes de classe”, afirmou o senador Alexandre Silveira, durante a sua fala, complementando que “só justifica fazer vida pública se for para poder transformar, se for pra melhorar efetivamente a vida das pessoas. E é isso que nos realiza, lutar para construir um país mais justo, mais fraterno, mais igual, mais solidário, com empatia”.
Foram mais de 40 cidades representadas, com a presença de 18 prefeitos, vice-prefeitos, dezenas de vereadores e lideranças políticas da cidade e região.
HEINEKEN
O deputado estadual Cássio Soares, secretário estadual do PSD, um dos organizadores do evento, citou em sua fala que é a união da classe política em torno de uma causa que a torna maior e traz os resultados adequados. Citou como exemplo a decisão da fábrica da Cervejaria Heineken, que coroou o papel dos agentes públicos representantes de Passos e região.
“A empresa precisava de garantias para se instalar na cidade e todas elas foram apresentadas pelo prefeito Diego, pela equipe da prefeitura, com apoio e suporte de todos os vereadores, e quando algum entrave acontecia e precisava de intervenções junto ao Governo Federal, junto aos órgãos federais, o Diego me acionava”, ressaltou o deputado Cássio Soares, afirmando que também pedia apoio ao senador Alexandre Silveira e Rodrigo Pacheco (presidente do Congresso), também havendo participação do ex-deputado Renato Andrade.
“É essa a essência, o bonito da política. A soma de esforços para que o resultado possa acontecer. Aqui, não deve haver vaidades. O nosso trabalho é de servidor público a serviço da comunidade”, completou o deputado Cássio Soares.
EMPATIA
O governante deve ter empatia aos problemas enfrentados pela população, especialmente aquela que mais necessita do serviço público, seja por falta de emprego, por fome ou por não ter assistência adequada no momento que mais precisa. Essa foi a principal defesa do ex-prefeito Alexande Kalil, pré-candidato ao governo de Minas.
“Nós somos eleitos pra cuidar de pessoas. Sou a favor do estado cuidar das pessoas e não ser dono das pessoas. Não vamos separar em esquerda ou direita, vamos ‘brincar’ de todo mundo ser humano, de olhar pra quem tem fome, pra quem precisa de remédio na porta de casa, e resolver o problema”, ressaltou Kalil.
PRESENÇAS
Também participaram o ex-deputado federal Geraldo Thadeu, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Formiga, Eduardo Brás, o presidente da AMEG, Filipe Carielo; prefeito de Passos, Diego Oliveira; de Areado (Douglas do Bordado); Bandeira do Sul (Edervan); Bom Jesus da Penha (Nei); Delfinópolis (Suely); Fortaleza de Minas (Adenilson); Guapé (Nelson Lara); Ilicínea (Nirley); Jacuí (Di professora); Piumhi (Dr. Paulo); São José da Barra (Serginho); São Roque de Minas (Onésio); São Tomás de Aquino (Daniel); Vargem Bonita (Samuel); Pimenta (Geovanio); São Pedro da União (Custódio) e Ibiraci (Ismael).