Nesta segunda-feira (03/01/22), lideranças o PSD-MG, entre o presidente estadual, Alexandre Silveira, o deputado federal, Diego Andrade, e o deputado estadual, Gil Pereira, sobrevoaram e participaram de uma visita técnica aos municípios fortemente prejudicados pelas chuvas, que ainda castigam o Vale do Jequitinhonha e o Norte de Minas Gerais. Ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, da ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas,e de membros da bancada mineira, as lideranças se reuniram para definição de mais providências imediatas de socorro às famílias afetadas e recuperação dos municípios.
Até o momento, segundo informou o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), foram disponibilizados R$ 47 milhões a Minas Gerais pelo Governo Federal para ações de resposta aos desastres naturais e reconstrução de infraestrutura danificada.
Além de sobrevoar a região, as lideranças realizaram uma reunião, em Almenara, governada pelo prefeito pessedista Ademir Gobira, e com outros 20 prefeitos das cidades atingidas nos últimos meses. No encontro, o ministro Roberto Marinho afirmou que o ministério está fazendo um levantamento dos prejuízos para liberar mais recursos.
“Além de ouvir as necessidades locais, essa reunião foi realizada com o objetivo de planejar em conjunto os processos de resposta e reconstrução da infraestrutura local. Desde a recuperação de estradas locais, pontes e tubulações, até o reparo ou reconstrução das residências que foram destruídas”, explicou Marinho. Segundo o ministro, é necessário aguardar que a água baixe para que as prefeituras façam o levantamento de prejuízos causados na infraestrutura das cidades e possam encaminhar à Defesa Civil Nacional os planos de trabalho destinados à reconstrução. “É imprescindível que este trabalho seja feito em conjunto com a Defesa Civil local, com os órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos”, completou o ministro. Em seguida, a comitiva partiu para Salinas, no Norte do estado, onde reforçou que o momento é de cuidado.