O governo federal lançou na quinta-feira (2) o programa “Pro Trilhos” que permitirá investimentos privados de mais de R$ 30 bilhões em ferrovias por todo o Brasil. Neste primeiro momento, o Estado de Minas Gerais terá investidos R$ 7.7 bilhões para a construção de duas novas ferrovias
Uma será construída pela Petrocity e ligará Ipatinga, no Vale do Aço, até São Mateus (ES), onde a empresa deve instalar um terminal portuário. Serão 420 KM e investimentos de R$ 5 bilhões.
Para o senador Carlos Viana, esse trecho será muito importante para o escoamento da produção de minério de ferro da região do Vale do Aço. “Quando viabilizada, essa vai ser a terceira linha mais importante no escoamento de minério de ferro e do setor siderúrgico. Porque hoje é o seguinte: os estrangeiros querem comprar mais minério e o grande problema é que não tem como levar esse minério ao mar”, disse, citando que as duas maiores ferrovias são da Vale, por meio da VLI, e a outra opção é a construção de gasodutos, o que gera grande impacto social e ambiental.
A outra ferrovia será construída pela VLI Logística e ligará Chaveslândia até Uberaba, ambas no Triângulo Mineiro, com 245 KM de extensão e previsão de R$ 2.7 bilhões de investimentos.
O senador ressaltou, ainda, que novas ferrovias, em outras regiões de Minas Gerais, deverão ser construídas coma antecipação da outorga da FCA.
O “Pro Trilhos, que busca alavancar o setor de ferrovias no país, foi possível após a edição da MP 1.065/2021 que permite a construção de novas ferrovias por autorização e não por concessão.
Foto: Agência Brasil